As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação

Autores

  • Ângela Álvares Correia Dias Unb

Palavras-chave:

Educação, Imagem, Tecnologia, Hipertextualidade

Resumo

O artigo apresenta considerações acerca do modo como professores concebem as imagens e como utilizam os recursos visuais em suas ações e projetos, conforme observado em pesquisa realizada com professores de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino do Recife/Pernambuco. A partir da pesquisa, são levantadas problematizações quanto ao uso da tecnologia na educação, na perspectiva de relativizar o papel que lhe é atribuído de promotora de experiências hipertextuais. São propostas ainda algumas reflexões com o objetivo de instigar os educadores a analisarem, criticamente, a criação/reinvenção de estratégias de educação, considerando a pedagogicidade dos textos não-verbais, em especial as imagens. Descritores – Educação; Imagem; Tecnologia; Hipertextualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ângela Álvares Correia Dias, Unb

mestre pela Universidade de Nova York; doutora pela Universidade de Londres; professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), atuando na Graduação e no Programa de Pós Graduação em Tecnologias e Educação; líder do Grupo de Pesquisa Lattes “Educação Hipertextual”, no qual desenvolve pesquisas nas áreas temáticas “Educação e Mídia” e “Hipertexto na Cultura”.

Downloads

Publicado

2008-11-27

Como Citar

Dias, Ângela Álvares C. (2008). As imagens do mundo no mundo da escola repensando contribuições da tecnologia para Imagem & Educação. Educação, 31(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/507

Edição

Seção

Outros Temas