Por uma ecologia da aprendizagem humana – o amor como princípio epistemológico em Humberto Romesín Maturana

  • Valdo Barcelos GEPEIS

Resumo

Este texto é a síntese de alguns anos de estudos e pesquisas onde as idéias do pensador chileno Humberto Romesín Maturana são tomadas como uma referência importante para o entendimento do processo educativo. A ênfase é buscar contribuir para a construção de um processo de aprendizagem humana, que tenha como ponto de partida alguns valores como: solidariedade, cooperação, acolhimento e reconhecimento do outro. Neste texto, discuto a idéia de Maturana do amor como o princípio epistemológico para a construção de uma aprendizagem que privilegie a cooperação entre os seres humanos e não a competição. Esta idéia está ancorada na tese de que nos construímos humanos não pela competição e sim pela cooperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-11-21
Como Citar
Barcelos, V. (2006). Por uma ecologia da aprendizagem humana – o amor como princípio epistemológico em Humberto Romesín Maturana. Educação, 29(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/494
Seção
Outros Temas