A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação

  • Marcelo Rezende Guimarães PUCRS
Palavras-chave: Educação para a paz, ação comunicativa, não-violência

Resumo

Este trabalho, utilizando o referencial da ação comunicativa desenvolvido por Jürgen Habermas, propõe uma ressignificação do conceito de paz e da própria educação para a paz, como caminho de superação das críticas que lhe são feitas, especialmente no contexto da pós-modernidade. A educação para a paz apresenta-se como espaço argumentativo, tanto de crítica da cultura de violên-cia como de construção de um consenso para a paz. Também se inclui a capacitação para a resolução não-violenta de conflitos, a não-cooperação com a injustiça e a mobilização com a não-violência. Seu mais importante objetivo é a formação da competência comunicativa através de círculos de cultura de paz e oficinas para a paz.
Descritores – Educação para a paz; ação comunicativa; não-violência.
ABSTRACT – This paper based on the rational communicative action, which was developed by Jürgen Habermas, proposes a new meaning to the peace concept and peace education as a way to overcome its critics in the post-modernism context. The peace education presents itself as an argumen-tative space; both for the critique of the violence culture and the construction of consensus for peace. Peace education includes also the ability for a non-violent resolution of conflicts, non-cooperation with the injustice and finally a mobilization for a peaceful action. One of its mains purposes is the forma-tion of communicative competence through circles of peace culture and peace workshops.
Key-words – Peace education; communicative action; non-violence

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2006-09-05
Como Citar
Guimarães, M. R. (2006). A educação para a paz como exercício da ação comunicativa: alternativas para a sociedade e para a educação. Educação, 29(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/447
Seção
Artigos