O uso da IA para pessoas com deficiência considerando aspectos da propriedade intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.44691

Palavras-chave:

Propriedade Intelectual, Deficiência Intelectual, educação 4.0

Resumo

O presente artigo discute o uso da IA no âmbito da propriedade intelectual e da Educação 4.0 aplicada a indivíduos com deficiência intelectual. Objetiva analisar as perspectivas positivas e negativas do uso dessa tecnologia por conta do aumento significativo de sua utilização nos últimos anos. Assim, o impacto das mudanças induzidas pela IA na Educação 4.0 podem ser significativas, mas ainda não são facilmente discerníveis, sendo necessário uma análise aprofundada para compreender plenamente o impacto dessas mudanças na educação impulsionada pela inteligência artificial. Esta pesquisa está pautada nas áreas teóricas da Tecnologia da Educacional e Aprendizado de Máquina (machine learning). As explorações foram identificadas com base em parâmetros bibliométricos e pesquisas em materiais já publicados (livros, artigos, teses e dissertações) nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico para entender o caminho de desenvolvimento da IA nas duas esferas citadas. Na análise dos resultados, é apresentada uma classificação dos tutores inteligentes, qual seja, adaptação personalizada, feedback imediato, monitoramento contínuo, interatividade e engajamento, análise de dados e estatísticas, aprendizagem adaptativa, acesso 24/7, suporte multidisciplinar, inteligência artificial e machine learning e integração com plataformas educacionais, que permeiam o aprendizado de máquina educacional. Em conclusão, este trabalho visa demonstrar que o sucesso para a prática de inclusão está em reconhecer as diferenças dos alunos e considerar como um ativo positivo para promover a aprendizagem de todas as pessoas com deficiência. As diferenças entre os alunos precisam ser identificadas para proporcionar oportunidades de estudo; por isso, a IA na educação se posiciona como um recurso que promove a aprendizagem autônoma sem – ou com pouca – restrição geográfica

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Biografia do Autor

Adriano Ventura Marques, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Propriedade Intelectual – PPGPI, da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Atualmente, é docente efetivo do Instituto Federal de Sergipe – IFS, atuando na área de gestão financeira, logística e empreendedorismo.

Gabriel Francisco da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Paraíba - Campus II - Campina Grande (1991) atual UFCG e doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - FCA (1999). Atualmente é professor titular do Núcleo de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Sergipe. Participa dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Química, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Propriedade Intelectual e Pós-Graduação de Rede Nordestina em Biotecnologia. Atua nas áreas de Operações de Separação e Mistura, Tecnologia Química e Energias Renováveis, especificamente em desenvolvimento de tecnologia em petróleo, gás, biocombustível, bioenergia, energias renováveis, tratamento de água e efluentes, secagem, extração com fluido supercrítico, escoamento, propriedades termofísicas, processamento de produtos agroindustriais, modelagem termodinâmica e fluidodinâmica computacional. Atualmente é bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora DT 1D - 2020-2024.

José Osman dos Santos, Instituto Federal de Sergipe (IFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Sergipe (1998), mestrado em Física pela mesma universidade (2001) e doutorado em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente, é professor efetivo do Instituto Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Física com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscopia da Matéria Condensada, Interações da Matéria com Radiação e Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente, arqueometria, análise por ativação com nêutrons, estatística multivariada e elementos traços, modelagem geoestatística. Também tem atuado em colaboração com pesquisadores para o desenvolvimento de tecnologias correlacionadas com as áreas de petróleo, gás natural, biocombustível, meio ambiente e sustentabilidade. É docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFS.

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Publicado

2024-03-19

Como Citar

Ventura Marques, A., Silva, G. F. da, & Santos, J. O. dos. (2024). O uso da IA para pessoas com deficiência considerando aspectos da propriedade intelectual. Educação, 47(1). https://doi.org/10.15448/1981-2582.2024.1.44691