Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro

uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44685

Palavras-chave:

Psicologia Escolar e Educacional, Narrativas Científicas, Themata

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre as narrativas científicas veiculadas nos resumos socializados no GT 20 – Psicologia da Educação das cinco últimas reuniões da Anped Centro-Oeste. Orienta-se pelo diálogo com a Teoria das representações sociais, destacando a relação dos processos comunicacionais e os themata de base como modos de se pensar a circulação e a produção do pensamento social. O eixo interpretativo privilegiou a antinomia individual-coletivo e seu potencial gerador de ambientes de pensamento no âmbito da psicologia escolar e educacional. A metodologia consistiu na análise de conteúdo de 75 títulos, seguido da análise lexical dos 45 resumos das comunicações orais, com apoio do software Iramutec. As narrativas científicas difundidas ancoraram-se na perspectiva psicossocial, orientada pela oposição dialética do thema individual-coletivo. Destacaram-se os debates propostos pelas Teoria histórico-cultural, Teoria das representações sociais e Teoria crítica, em diálogo com a sociologia, antropologia e filosofia. Observou-se a interdependência entre diferentes instâncias da realidade, privilegiando investigações sobre cultura, ideologia e produção de subjetividades; aprendizagens e práticas pedagógicas; formação de professores, condições concretas de trabalho e adoecimento docente e processos comunicacionais e significações por diferentes atores sociais envolvidos na cena educacional. Além disso, foram identificados outros lócus de pesquisa como a família, o hospital, a cidade e as mídias sociais.

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Biografia do Autor

Daniela Barros da Silva Freire Andrade, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Université Paris 5 (França). Mestre em Psicologia pela PUC-Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/PUC-Goiás) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PSSP/PUC-Goiás). Vice-coordenadora do GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd Centro-Oeste. Coordenadora da graduação em Psicologia da PUC-Goiás.

Lila Spadoni, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Psicóloga com doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá. Coordena o Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN). Membro do GT Representações Sociais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e coordenadora do GT 20 – Psicologia da Educação da ANPEd-CO (2020-atual).

 

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Publicado

2023-11-27

Como Citar

Barros da Silva Freire Andrade, D., & Spadoni, L. (2023). Psicologia escolar e educacional no Centro-Oeste brasileiro: uma análise dos trabalhos apresentados na ANPEd regional entre os anos de 2014 e 2022. Educação, 46(1), e44685. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2023.1.44685

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