Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental

Autores

  • Maria Cristina Bergonzoni Stefanini FCL-Unesp-Araraquara SP
  • Sônia Aparecida Belletti Cruz FCL-Unesp-Araraquara SP

Palavras-chave:

Aprendizagem, dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar

Resumo

Baseados nos princípios teóricos de Piaget e Vygotsky, buscamos conhecer, por meio de entrevista semi-estruturada, o que dizem os professores sobre as dificuldades de aprendizagem de seus alunos e as causas destas dificuldades. Os resultados mostram que os professores apresentam três concepções distintas de dificuldade de aprendizagem: dificuldade em assimilar o conteúdo, dificuldade na leitura e na escrita e dificuldade no raciocínio. Porém, dizem acreditar que as dificuldades das crianças são reversíveis. As causas das dificuldades são atribuídas à família, à criança e à escola.
Descritores – Aprendizagem; dificuldade de aprendizagem; fracasso escolar.
ABSTRACT – Based on Piaget and Vigotsky principles, we rummage to know, by semi-structured interview, what the teachers saw about their students with difficulty of learning and the cause of this difficulties. The results show that the techers bring up three conceptions: difficulty on assimilating the content; difficulty on reading and writing and difficulty on reasoning. Nevertheless, they believe that children’s difficulty are reversible. The cause of this difficulties are attributed to the family, the own child and the school.
Key-words – Learning; difficulty of learning, school failure.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-09-05

Como Citar

Stefanini, M. C. B., & Cruz, S. A. B. (2006). Dificuldades de Aprendizagem e suas causas: o olhar do professor de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Educação, 29(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/436

Edição

Seção

Outros Temas