Qualidade do Atendimento na Educação Infantil: um estudo em duas culturas

  • Vera Maria Moreira Kude PUCRS
Palavras-chave: Psicologia Infantil

Resumo

Com o objetivo de colher subsídios para melhorar a experiência de vida da criança na creche, foi realizado um estudo de caso qualitativo que procurou inves-tigar semelhanças e diferenças na educação infantil de uma creche norte-americana e de uma creche brasileira. Os dados foram coletados através de observações e de en-trevistas em duas creches particulares que atendem crianças de zero a seis anos de idade, pertencentes aos níveis sócio-econômicos médio, médio-baixo e baixo e locali-zadas, respectivamente, em uma capital dos Estados Unidos e do Brasil. Os resultados indicam que a creche de boa qualidade constitui um contexto propício ao desenvolvi-mento da criança e que a qualidade do atendimento na creche está estreitamente rela-cionada com as qualidades pessoais de suas (seus) atendentes. São discutidas e com-paradas semelhanças e dessemelhanças culturais com o objetivo de adiantar sugestões para aprimorar a qualidade do atendimento na creche de boa qualidade e de desvelar os pressupostos culturais de normas e regras, às vezes destituídas de lógica, que são tidas como dados inquestionáveis.
Descritores – Psicologia infantil; educação infantil; crèches; formação de professores.
ABSTRACT – Aiming to obtain elements to improve child’s life experience in child-care centers, it was carried out a qualitative case study that investigated similarities and differences between childcare education in Brazil and United States. The data were collected through observations and interviews in two private childcare centers, located in a capital from the United States and from Brazil, which assisted children from zero to six-years of age, from middle and low-middle social economical levels. The results indicate that the good quality childcare center constitutes a favorable context for children's development process and that the quality of the childcare cen-ter's assistance is directly related to personal qualities of its caregivers. It is discussed and compared cultural similarities and differences with the purpose of advancing suggestions to improve the quality of assistance at childcare centers and to unveil the cultural assumptions underlying sometimes illogical taken for granted rules and norms.
Descriptors – Child psychology; early education; nursery schools; teacher's educa-tion.

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Publicado
2006-09-05
Como Citar
Kude, V. M. M. (2006). Qualidade do Atendimento na Educação Infantil: um estudo em duas culturas. Educação, 27(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/385
Seção
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