O que é esta coisa chamada Superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos
Palavras-chave:
SuperdotaçãoResumo
O presente artigo oferece as reflexões sobre os 25 anos de trabalho do autor, focalizando as evoluções de modelos concebidos para ajudar a identificar e a-tender as necessidades dos alunos superdotados e talentosos1. Os modelos citados in-cluem a Concepção de Superdotação dos Três Anéis, o Modelo Triádico de Enrique-cimento e o Modelo de Enriquecimento para Toda a Escola, concentrando-se no refe-rencial teórico que sustenta cada modelo e incluem as suas aplicações práticas em di-versas situações escolares e as pesquisas subjacentes. O autor também reflete sobre possíveis modificações e o futuro desenvolvimento dos modelos.Descritores – Superdotação; altas habilidades; Educação Especial; aluno com altas habilidades produtivo-criativo e acadêmico.
ABSTRACT – This article provides reflections on the 25 years of my work, focusing on the evolutions of models designed to help identify and meet the needs of gifted and talented students. The cited models include the Three Ring Conception of Giftedness, the Enrichment Triad Model, and the Schoolwide Enrichment Model. Summaries fo-cus on the rationale supporting each model, including practical applications of the model in various school situations and underlying research. Also includes insights re-lated to potential modifications and future development of the models.
Descriptors – Giftedness; high abilities; special education; creative-productive and schoolhouse gifted student.
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