Ética em pesquisa

Análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34020

Palavras-chave:

ética na pesquisa, pesquisa educacional, pós-graduação

Resumo

Objetivou-se analisar como as dissertações de uma instituição de ensino cearense abordam as questões éticas na pesquisa. Realizou-se um estudo quantitativo com 104 dissertações, considerando a presença de cuidados éticos no resumo; a presença de seção sobre os aspectos éticos da pesquisa; a presença de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa. Realizou-se análise estatística não-paramétrica por meio do teste de Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%, mediante utilização do software SigmaStat 3.5. Os dados revelaram que a maioria das dissertações não atendem na íntegra a Resolução CNS nº 466/2012, apesar disso fazem referências éticas ao longo do trabalho. Não houve diferenças estatisticamente significantes (p>0,05) em relação às categorias de análise, em função do ano de defesa.

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Biografia do Autor

Cesar Augusto Sadalla Pinto, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Limoeiro do Norte, CE, Brasil.

Luciana de Oliveira Souza Mendonça, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Maracanaú, CE, Brasil

Thaidys da Conceicao Lima do Monte, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Mestra e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil; professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em Canindé, CE, Brasil.

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE, Brasil.

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela, em Santiago de Compostela, Espanha; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

2021-09-16

Como Citar

Pinto, C. A. S., Mendonça, L. de O. S., do Monte, T. da C. L., & Nunes, J. B. C. (2021). Ética em pesquisa: Análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense. Educação, 44(2), e34020. https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34020

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