Ética em pesquisa
Análise das dissertações de um mestrado em Educação cearense
DOI:
https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.34020Palavras-chave:
ética na pesquisa, pesquisa educacional, pós-graduaçãoResumo
Objetivou-se analisar como as dissertações de uma instituição de ensino cearense abordam as questões éticas na pesquisa. Realizou-se um estudo quantitativo com 104 dissertações, considerando a presença de cuidados éticos no resumo; a presença de seção sobre os aspectos éticos da pesquisa; a presença de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido; e a aprovação por um Comitê de Ética em Pesquisa. Realizou-se análise estatística não-paramétrica por meio do teste de Kruskal-Wallis, com nível de significância de 5%, mediante utilização do software SigmaStat 3.5. Os dados revelaram que a maioria das dissertações não atendem na íntegra a Resolução CNS nº 466/2012, apesar disso fazem referências éticas ao longo do trabalho. Não houve diferenças estatisticamente significantes (p>0,05) em relação às categorias de análise, em função do ano de defesa.
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