Desenvolvimento moral na educação infantil
Um estudo cultural construtivista
DOI:
https://doi.org/10.15448/1987-2582.2021.2.32874Palavras-chave:
desenvolvimento moral, socialização, educação infantil, psicologia culturalResumo
O presente estudo fundamentou-se, teórica e metodologicamente, na perspectiva da psicologia cultural construtivista. Teve como objetivo identificar e analisar a qualidade afetiva, mensagens culturais e os processos e estratégias presentes nas interações professora-crianças, possivelmente significativos para o desenvolvimento moral dos alunos. Participaram da pesquisa uma professora e 16 alunos do terceiro período de uma instituição pública de educação infantil situada em Brasíli, Distrito Federal. A análise microgenética das interações sociais professora-crianças e a análise interpretativa do discurso da professora fizeram parte da metodologia qualitativa utilizada. O estudo aponta para a importância da aprendizagem e da reflexão do educador sobre questões morais, bem como da sua atenção às interações que estabelecem com as crianças. Também, salienta a necessidade de criar espaços que possibilitem a avaliação construtiva do fazer pedagógico e de formação do educador, em relação ao desenvolvimento e educação moral de seus alunos, sendo necessários novos trabalhos de pesquisa sobre o tema, no sentido de contribuir ainda mais nessa direção.
Downloads
Referências
Ardilla-Rey, A.; Killen, M. (2001). Middle class Colombian children’s evaluations of personal, moral, and socialconventional interactions in the classroom. International Journal of Behavioral Development, 25(3), 246-255. https://doi.org/10.1080/01650250042000221
Barreto, A. M. R. F. (2004). Educação Infantil: crenças sobre as relações entre práticas pedagógicas específicas e desenvolvimento da criança (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.
Barrios, A. (2013). Diálogo ou heteronomia no Ensino Fundamental? Desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.
Barrios, A.; Barbato S.; Branco, A. U. (2012). El análisis microgenético en el estudio del desarrollo moral. Revista de Psicología, 30(2), 249-279. https://doi.org/10.18800/psico.201202.002
Barrios. A.; Branco, A. U. (2007). Desenvolvimento moral: novas perspectivas de análise. Revista Psicologia Argumento, 25(51), 413-424. Recuperado de: https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20099
Borges-de-Miranda, T. R. (2017). Cultura, violência e dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de escola pública em contexto de baixa renda (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília.
Branco, A. U. (2012). Values and sociocultural practices: pathways to moral development. In: Valsiner, J. (Org.). The Oxford handbook of culture and psychology (p. 749-766). New York: Oxford University Press.
Branco, A. U. (2018). Values, education and human development: the major role of social interactions’ quality within classroom cultural context. In: Branco, A. U.; Lopes-De-Oliveira, M. C. (Orgs.). Alterity, values and socialization: human development within educational contexts (p. 31-50). Cham, Suíça: Springer.
Branco, A. U.; Lopes-De-Oliveira, M. C. (2018). Alterity, values and socialization: human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-70506-4
Branco, A. U.; Barreto, A.; Barrios, A. (2018). Educational practices and young children’s socio-moral development: a cultural psychological approach. In: Fleer, M.; Oers, B. V. (Orgs.). International handbook of early childhood education (p.795-81). Dordrecht, The Netherlands: Springer.
Brasil, Ministério da Educação e do Desporto. (1998). Referencial curricular nacional para a educação infantil. Vol. 1. Secretaria de Educação Fundamental.
Chiaparini, C.; Silva, I. M. M.; Leme M. I. S. (2018). Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos. Psicologia Escolar e Educacional, 22(3), 603-612. https://doi.org/10.1590/2175-35392018037119
Cortella, M. S.; La Taille, Y. (2007). Nos labirintos da moral. São Paulo: Papirus.
Devries, R.; Zan, B. (1998). A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artes Médicas.
Devries, R.; Zan, B. (2003). When children make rules. Educational Leadership: Building Classroom Relationship, 61(1), 64-67. Recuperado de: https://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.517.4264&rep=rep1&type=pdf
Freitag, B. (2007). Escola, estado e sociedade. São Paulo: Centauro Editora.
Galvão, I. (1995). Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petrópolis: Vozes.
Galvão, I. (2008). Cenas do cotidiano escolar: conflitos sim, violência não. Petrópolis: Vozes.
Guzzo, R. S. L. (2007) Escola amordaçada: compromisso do psicólogo com este contexto. In: Mitjáns, A. M. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social: novos discursos, novas práticas (p. 17-29). Campinas: Editora Alínea.
Hakkaraine, P.; Bredikyte, M. (2018). The program of developmental (narrative) play pedagogy. In: Fleer, M.; Oers, B. V. (Orgs.). International handbook of early childhood education. Vol. II (p. 1041-1058). Dordrecht, The Netherlands: Springer.
Kelman, C. A.; Branco, A. U. (2004). Análise microgenética em pesquisa com alunos surdos. Revista Brasileira de Educação Especial, 10(1), 93-106. Recuperado de: http://www.paulorosa.docente.ufms.br/metodologia/Textos/Analise_microgenetica_pesquisa_alunos_surdos.pdf
Lima, M. S. M. (2000). Silêncio e/ou participação? A questão da disciplina na concepção e na prática de professoras da 1ª Série do Ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília.
Lima, S. (2017). Indisciplina em sala de aula: concepções, interação social e ação docente – uma análise qualitativa. Atas do 6to. Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa em Educação (CIAIQ 2017), Salamanca.
Manzini, R. P. (2013). Bullying no contexto escolar: prevenção da violência e promoção da cultura de paz na perspectiva de adultos e crianças (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.
Marsico, G. (2018). Development and education as crossing socio-cultural bounderies. In: Rosa, A; Valsiner, J. (Orgs.). The Cambridge handbook of sociocultural psychology. 2ª Ed (p. 302-31). Cambridge, UK: Cambridge University Press.
Martins, L. C.; Branco, A. U. (2001). Desenvolvimento moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 17(2). https://doi.org/10.1590/S0102-
Menin, M. S. S. (2002). Valores na escola. Educação e Pesquisa, 28(1), 91-100. https://doi.org/10.1590/S1517-
Palmieri, M. W. A. (2003). Cooperação, competição e individualismo: Uma análise microgenética de contextos de desenvolvimento na pré-escola (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.
Palmieri, M. W. A.; Branco, A. U. (2007). Educação infantil, cooperação e competição: Análise microgenética sob uma perspectiva sociocultural. Psicologia Escolar e Educacional, 11(2), 365-378. https://doi.org/10.1590/S1413-85572007000200014
Palmieri, M. W. A. R.; Branco, A. U. (2015). Educação Infantil e cooperação. Londrina: Eduel.
Paolichi, P. (2007). The institutions inside: self, morality, and culture. In: Valsiner, J.; Rosa, A. (Orgs.). The Cambridge handbook of sociocultural psychology (p. 560-575). New York: Cambridge University Press.
Piaget, J. (1994). O juízo moral na criança. São Paulo: Summus.
Ratner, C. (2002). Cultural psychology: theory and method. New York: Plenum.
Roncancio-Moreno, M. (2015). Dinâmica das significações de si em crianças na perspectiva dialógico-cultural (Tese de Doutorado). Universidade de Brasília.
Rogoff, B. (2005). A natureza cultural do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed.
Salomão, S. J. (2001). Motivação social: Comunicação e metacomunicação na co-construção de crenças e valores no contexto de interações professora-alunos (Dissertação de Mestrado). Universidade de Brasília.
Silva, C. C. M.; Menin, M. S. S. (2015). Análise das relações entre escola e comunidade em projetos de educação em valores. Anais da 41ts. Association for Moral Education Conference, Santos, Rio de Janeiro.
Turiel, E. (2002). The culture of morality: social development, context and conflict. Cambridge: Cambridge University Press.
Valsiner, J. (2012). Fundamentos da psicologia cultural: mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed.
Valsiner, J. (2004). An invitation to cultural psychology. Londres: Sage Publications. http://doi.org/10.4135/9781473905986
Vinha, T. P.; Tognetta, L. R. P. (2014). Os conflitos interpessoais no Brasil e as violências escondidas. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 7(1), 323-331. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v7.803
Vygotsky, L. S. (1987). Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. La Habana: CientíficoTécnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.