Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação

Autores

  • Denise Regina Quaresma da Silva Universidade La Salle http://orcid.org/0000-0002-3697-8284
  • Zuleika Leonora Schmidt Costa Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC
  • Márcia Beatriz Cerutti Müller Universidade La Salle

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29812

Palavras-chave:

Políticas públicas de educação. Gênero. Sexualidade. Educação sexual.

Resumo

Este estudo de cunho teórico objetiva analisar os documentos legais pertinentes às políticas públicas de educação sobre gênero, sexualidade e educação sexual, estabelecendo reflexões com os cenários educativos. Concluímos que estes fundam pressupostos que são um ponto de partida importante rumo à luta dos movimentos sociais feministas; à luta pelos direitos humanos a respeito dos direitos sexuais e reprodutivos e pelo combate à homofobia; e à luta pela promoção dos direitos humanos e da saúde da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

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Biografia do Autor

Denise Regina Quaresma da Silva, Universidade La Salle

Pesquisadora CNPQ, Pós Doutora em Estudos de Gênero, 

Doutora em Educação, Pesquisadora do PPG em Educação da UNILASALLE/Canoas e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

Zuleika Leonora Schmidt Costa, Centro Universitário Cenecista de Osório – UNICNEC

Doutora em Educação Unilasalle/Canoas, professora na Faculdade Cenecista de Osório nos curso de Psicologia, Coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Cenecista de Osório.

Márcia Beatriz Cerutti Müller, Universidade La Salle

Doutora em Educação Unilasalle/Canoas.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

da Silva, D. R. Q., Costa, Z. L. S., & Müller, M. B. C. (2018). Gênero, sexualidade e políticas públicas de educação. Educação, 41(1), 49–58. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29812

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação