Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29748

Palavras-chave:

Contextos de influência. Profissionalidade. Profissionalismo.

Resumo

Este trabalho parte do entendimento de que a profissionalidade e o profissionalismo dos professores não se desenvolvem de forma homogênea, mas estão condicionados a diversos elementos que fazem parte de seus contextos pessoais, formativos e profissionais. Nesse sentido, objetivamos analisar os contextos que influenciam no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Nossas análises foram subsidiadas pela perspectiva teóricometodológica da análise do discurso (ORLANDI 2005; 2012) e do Ciclo de Políticas (BALL, 2011), e tiveram por foco relacionar elementos apontados pela literatura como sendo fundantes para o delineamento da profissionalidade e do profissionalismo dos sujeitos a partir de suas pessoalidades.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Gonçalves, C. de L., & Almeida, L. A. A. de. (2019). Contextos de influências atuantes no desenvolvimento da profissionalidade e do profissionalismo dos professores. Educação, 42(1), 85–95. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29748

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