O olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29329Palavras-chave:
Evasão. Permanência. Aluno-trabalhador. Curso técnico.Resumo
Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas causas sobre a evasão e a permanência escolar na educação sob o olhar do aluno-trabalhador que participa dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP, campus de Santana. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa embasada no materialismo histórico dialético e nos dados tratados com os procedimentos de análise de conteúdo. As análises das entrevistas foram divididas em três partes: perspectiva de entrada no curso; variáveis determinantes para evasão, permanência do aluno-trabalhador do IFAP/STN e expectativa e percepções pós-conclusão do curso. As variáveis mais importantes que apareceram em nossa pesquisa, causadoras da permanência e da evasão do aluno-trabalhador foram: trabalho; família; infraestrutura da escola; convivência; práticas pedagógicas e estágio.
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