A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores

  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Com base nas Teorias Sociocognitivas da Motivação, o presente artigo teve como objetivos identificar o tipo de motivação para aprender de 225 alunos, em curso de Formação de Professores, de instituições de ensino superior, públicas e privadas, do Estado de São Paulo, bem como, analisar a motivação dos participantes à luz de variáveis demográficas. Os dados foram coletados mediante uma escala Likert. A motivação intrínseca predominou na amostra e relações significativas entre o tipo de motivação para aprender e as variáveis demográficas dos participantes foram encontradas. Implicações educacionais e recomendações para pesquisas futuras são apresentadas. Descritores – Motivação intrínseca; motivação extrínseca; formação de professores; ensino superior; variáveis demográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Boruchovitch, E. (2008). A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Educação, 31(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2754
Seção
Artigos