Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889Palavras-chave:
Ética em pesquisa. Integridade científica. Formação de pesquisadores.Resumo
A atenção dos pesquisadores brasileiros da área de Educação para a necessidade de debates, estudos e pesquisas acerca da ética em pesquisa é algo recente. O objetivo da investigação que dá suporte a este artigo é identificar, no Brasil, quais programas de pós-graduação stricto sensu da área de Educação incluem, nas ementas de suas disciplinas, o tema ética em pesquisa. Empregou-se o método da pesquisa documental, considerando-se como documentos as ementas das disciplinas dos programas de pós-graduação em Educação do Brasil, disponíveis em formato digital, na Plataforma Sucupira. Do conjunto de 8.892 disciplinas analisadas, somente 69 (0,78%) incluem o tema ética em pesquisa em suas ementas. Essas disciplinas estão distribuídas por 37 programas de pós-graduação em Educação, representando 21,64% do total. Esse resultado indica a necessidade urgente de se garantir formação disciplinar e sistemática sobre o tema ética em pesquisa nos programas de pós-graduação em Educação.
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