A crítica dialética de Theodor Adorno ao fascismo: implicações no campo formativo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.25982Palavras-chave:
Theodor Adorno. Fascismo. Teoria Crítica. Unheimlich. Psicanálise.Resumo
A análise de Theodor W. Adorno ao fascismo aparece como um dos temas mais importantes da Teoria Crítica, pois esse filósofo dedicou ao assunto uma parte expressiva de sua obra intelectual. Nessa reflexão, o conceito freudiano de unheimlich teve um papel fundamental, pois permitiu a compreensão da relação ambivalente no que diz respeito a estranhos e estrangeiros, na consideração de que o diferente repele e ao mesmo tempo é internamente familiar. Na análise crítica de Adorno sobre o fascismo, a estigmatização da diferença, impulsionada pela incapacidade de compreensão e aceitação dos próprios conteúdos pulsionais do sujeito, acarreta o desenvolvimento de fortes tendências de segregação, que adquirem coloração fascista sempre que se manifestam como oposições in-group e out-group. Este artigo pretende repercutir a importância dessa análise no campo educativo, em especial no que se refere a possibilidades autorreflexivas no campo formativo.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W. Sobre música popular. In: Cohn , G. (Org.). Theodor W. Adorno. São Paulo: Ática. 1986.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Trad. de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ADORNO, T. W. Minima moralia. Trad. de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008.
ADORNO, T. W. Dialética negativa. Trad. de Marco Antonio Casanova. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
ADORNO, T. W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Trad. de Verlaine Freitas. São Paulo: Editora da Unesp, 2015.
ADORNO, T. W. Liderança democrática e manipulação de massas. Disponível em: <http://adorno.planetaclix.pt/>. Acesso em: jul. 2016.
ADORNO, T. W.; Horkheimer , M. Dialética do esclarecimento. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
FREUD, S. Mal-estar na civilização. Trad. de José Octavio de Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1974.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.