A docência nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a escolha da profissão e sobre o exercício profissional

Autores

  • Ana Paula Furtado Soares Pontes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22019

Palavras-chave:

Professores. Profissão docente. Escolha da profissão

Resumo

Este artigo discute a iniciação à docência e os dilemas do exercício profissional na visão dos professores das séries iniciais do ensino fundamental de escolas estaduais da Paraíba, onde desenvolve-se um projeto de extensão. A pesquisa, de cunho qualitativo (ALVES-MAZZOTTI, 2002), foi desenvolvida em três escolas públicas, localizadas em João Pessoa, a partir de entrevistas com 11 professores. O artigo traz uma breve discussão acerca da docência como profissão, seguida da análise dos resultados em termos de caracterização dos professores entrevistados, escolha da profissão e exercício profissional. As conclusões avançam no sentido de se compreender que a docência tem perdido conquistas profissionais históricas, chamando-se a atenção para o desafio do resgate da valorização da colegialidade docente e para o fortalecimento da relação entre os pares (IMBERNÓN, 2000) como estratégia importante no fortalecimento da docência como profissão.

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Biografia do Autor

Ana Paula Furtado Soares Pontes, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Pedagogia, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Paraíba, Campus I - João Pessoa/Departamento de Habilitações Pedagógicas, atuando na graduação e no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (MPPGAV). Desenvolve pesquisa na área de Trabalho e Educação, trabalho docente e formação de professores. É ex-diretora da ANPAE- seção estadual Paraíba.

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Publicado

2017-05-31

Como Citar

Pontes, A. P. F. S. (2017). A docência nas séries iniciais do ensino fundamental: reflexões sobre a escolha da profissão e sobre o exercício profissional. Educação, 40(1), 115–125. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.1.22019

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