Produção de textos com crianças na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.21812Palavras-chave:
Educação infantil. Linguagens. Crianças. Produção de textos.Resumo
Este artigo discute como crianças de 4 anos de idade, matriculadas em uma instituição educativa infantil pública, ao serem incentivadas a escrever, produzem textos, utilizando desenhos e escrita para dialogar com os destinatários imaginários, personagens de uma história infantil. Adota, em termos metodológicos, a abordagem sócio-histórica, em que o diálogo com as crianças é a principal fonte de conhecimento. Para a análise dos dados produzidos, toma por base os pressupostos teóricos de Mikhail Bakhtin, a partir da perspectiva enunciativo-discursiva, cuja concepção de linguagem ajuda a compreender o desenho e a escrita em sua dimensão discursiva. Por defender a importância do destinatário na produção textual e por entender que esta se constitui na interlocução com o outro, analisa produções das crianças para interlocutores imaginários. Conclui que a produção de textos possibilita a enunciação das crianças por meio de diferentes linguagens.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010.
CARRAHER, Terezinha N. Construtivismo e alfabetização: um balanço crítico. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 12, dez. 1990.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FERREIRO, Emilia. Os processos construtivos da elaboração da escrita. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gomez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 102-123, 1987.
GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
GOODMAN, Yetta. O desenvolvimento da escrita em crianças muito pequenas. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita G. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p. 85-101.
GÓES, Margarete Sachte. As relações entre desenho e escrita no processo de apropriação da linguagem escrita.
Tese (Doutorado – não publicada) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
GONTIJO, Cláudia Maria Mendes. A escrita infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
LEITE, Maria Isabel. A criança desenha ou o desenho criança? A ressignificação da expressão plástica de crianças e a discussão crítica do papel da escrita em seus desenhos. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda; LEITE, Maria Isabel (Org.). Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. São Paulo: Papirus, 2006. p. 64-65.
LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da
escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alekséi Nikoláyevich. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 4. ed. São Paulo: Ícone, 1989. p. 143-189.
SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A criança na fase inicial da escrita: a alfabetização como processo discursivo. 10. ed. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2001.
TOLCHINSKY, Liliana; LEVIN, Iris. O desenvolvimento da escrita em crianças israelenses pré-escolares. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita G. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. p.143-158.
VYGOTSKY, Lev Simenovich. A imaginação e a arte na infância. Lisboa: Relógio d’Água, 2001.
______. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. Tomo III.
______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.