A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações

  • Karen Selbach Borges Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Léa da Cruz Fagundes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Inovação. Invenção. Mecanismos cognitivos. Jean Piaget.

Resumo

Neste trabalho, buscamos mostrar que a teoria de Jean Piaget explica os mecanismos cognitivos utilizados pelos inventores nas suas criações. Sabendo-se que o processo de criação é diferente para cada pessoa, buscamos através de uma metáfora, o “ciclone da criação”, representar as etapas desse processo. Por fim, desejamos promover uma reflexão sobre a seguinte questão: sabendo-se que os mecanismos descritos por Piaget são efetivos para a produção de invenções e que estas são importantes para as inovações que impulsionam o avanço da humanidade, como promover, de forma adequada, o desenvolvimento destes mecanismos para que os jovens de hoje sejam os inovadores de amanhã ?

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Biografia do Autor

Karen Selbach Borges, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, câmpus Porto Alegre, na área de informática.

Aluna de doutorado em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Léa da Cruz Fagundes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora convidada do Mestrado em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Programa de Pós Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenadora de pesquisa no Laboratório de Estudos Cognitivos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Assessora do Ministério de Educação

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Publicado
2016-09-12
Como Citar
Borges, K. S., & Fagundes, L. da C. (2016). A teoria de Jean Piaget como princípio para o desenvolvimento das inovações. Educação, 39(2), 242-248. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.21804
Seção
Artigos