Avaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3

Autores

  • Leda Mariza Fischer Bernardino Universidade de São Paulo
  • Beatriz Gomes Vaz Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20045

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Educação infantil. Inclusão escolar. Avaliação psicanalítica aos 3 anos.

Resumo

O desenvolvimento e a estruturação psíquica na primeira infância envolvem significativas mudanças biopsicossociais. No campo da prevenção e da intervenção precoce com crianças que apresentam falhas nesse processo, encontra-se o diálogo com a educação inclusiva. Esta pesquisa analisou a qualidade da experiência de inclusão escolar de oito crianças nos aspectos instrumentais e estruturais através do protocolo AP3, com análises individuais dos resultados de cada criança e análise qualitativa das turmas observadas. O alto índice de riscos para a constituição subjetiva apontou para uma necessidade de considerar as dificuldades psíquicas e um trabalho psicoterápico além daquele focado nas áreas instrumentais.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Bernardino, L. M. F., & Vaz, B. G. (2015). Avaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3. Educação, 38(2), 193–202. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20045

Edição

Seção

Dossiê - Educação Especial e Psicanálise