Diferença, diversidade e formação docente: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão

Autores

  • Margareth Diniz Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cláudia Itaborahy Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20044

Palavras-chave:

Oficio docente. Psicanálise. Subjetividade. Diferença.

Resumo

A escrita aqui construída se faz como fragmento de um caleidoscópio de ideias e inquietações advindas da teoria psicanalítica que interroga a educação e seus processos no contexto brasileiro atual. Trata-se de reflexões sobre o papel, lugar, atuação do(a) professor(a) em meio às urgências da contemporaneidade e sobre as causas e os efeitos disso – tal como o mal-estar docente –, pensando no alinhavo dentro e fora das paredes das escolas que tão necessariamente têm se rodeado de questões que compõem outra partitura conceitual e também de ofício, que é atravessada pela diversidade, pela inclusão e pelas práticas educativas. Nessa costura, pode-se pensar que a linha que tece a maior parte desses processos, se não ele todo, é a formação docente, que, não de forma diferente, tem em seus retalhos partes distintas de uma construção que é também social, histórica e política, detectadas através de conversações e discursos de um somatório de sujeitos mergulhados em subjetividade e diferenças.

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Diniz, M., & Ferraz, C. I. (2015). Diferença, diversidade e formação docente: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão. Educação, 38(2), 185–192. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20044

Edição

Seção

Dossiê - Educação Especial e Psicanálise