Formação/atuação do professor/alfabetizador da EJA sob perspectivas da educação matemática: um estado da arte

Autores

  • Adriano Vargas Freitas Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19888

Palavras-chave:

Formação/atuação do professor/alfabetizador. Educação matemática. Educação de jovens e adultos. Estado da arte.

Resumo

O artigo apresenta um recorte de pesquisa, desenvolvida em modelo de estado da arte, a respeito das publicações que envolvem a educação matemática voltada à educação de jovens e adultos, entre 2000 e 2010, em periódicos que fazem parte da Listagem Qualis (CAPES-MEC). Nesse recorte, apresenta-se o tema Formação/atuação do professor/alfabetizador da EJA. Dentre as análises que puderam ser feitas a partir dos dados coletados, buscou-se a defesa de uma formação específica para o professor que atua em EJA, abrindo espaços para a reflexão e para o debate a respeito, de especificidades da modalidade. O entendimento é que a formação do professor de EJA não deve se encerrar no momento em que ele recebe um diploma, mas apenas mais uma etapa que compõe uma formação que não cessa. Isto é, a formação inicial e a formação continuada se apresentam de forma mais do que complementar; devem ser indissociáveis.

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Biografia do Autor

Adriano Vargas Freitas, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação Matemática (PUC/SP), Mestre em Educação (UCP), Especialista em Ensino de Matemática (UFRJ).

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Publicado

2016-09-08

Como Citar

Freitas, A. V. (2016). Formação/atuação do professor/alfabetizador da EJA sob perspectivas da educação matemática: um estado da arte. Educação, 39(2), 194–201. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.2.19888

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