A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências

  • Danilo Romeu Streck Universidade Estadual de Nova Jérsei, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Palavras-chave: Pesquisa em educação. Pós-graduação em educação. Internacionalização. Grupos de pesquisa. Realidade regional.

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar marcas do percurso e tendências da pesquisa na Região Sul do Brasil. Como base para o estudo foram utilizados relatórios dos programas de pós-graduação em educação e consultados coordenadores e pesquisadores selecionados da região. Dentre as marcas do percurso são destacadas as seguintes: a) a origem marcada pelos desafios da realidade regional; b) o forte espírito coletivo; c) a necessidade de construir a identidade através de suas revistas e temas de pesquisa. São também identificadas três tendências: a) o deslocamento da prática individual para a prática coletiva da pesquisa; b) o movimento em busca da internacionalização; c) a busca da qualidade da produção em meio a controvertidos processos de avaliação. Como conclusão, aponta-se para o fato de que a) existe um importante potencial de pesquisa construído na região, tanto em termos de cobertura geográfica quanto de recursos humanos, e b) a ‘consolidação’ ainda expressa a realidade de grande parte dos programas de pós-graduação.

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Biografia do Autor

Danilo Romeu Streck, Universidade Estadual de Nova Jérsei, Universidade do Vale do Rio dos Sinos
possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1972), mestrado em Educação Teológica - Princeton Theological Seminary (1975) e doutorado em Fundamentos Filosóficos da Educação - Rutgers - The State University of New Jersey (1977). É professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação e exclusão social, mediações pedagógicas e processos participativos. (Texto informado pelo autor)

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Publicado
2015-11-10
Como Citar
Streck, D. R. (2015). A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências. Educação, 38(2), 263-271. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.19658