A pesquisa em educação na Região Sul: percursos e tendências
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.19658Palavras-chave:
Pesquisa em educação. Pós-graduação em educação. Internacionalização. Grupos de pesquisa. Realidade regional.Resumo
O artigo tem por objetivo analisar marcas do percurso e tendências da pesquisa na Região Sul do Brasil. Como base para o estudo foram utilizados relatórios dos programas de pós-graduação em educação e consultados coordenadores e pesquisadores selecionados da região. Dentre as marcas do percurso são destacadas as seguintes: a) a origem marcada pelos desafios da realidade regional; b) o forte espírito coletivo; c) a necessidade de construir a identidade através de suas revistas e temas de pesquisa. São também identificadas três tendências: a) o deslocamento da prática individual para a prática coletiva da pesquisa; b) o movimento em busca da internacionalização; c) a busca da qualidade da produção em meio a controvertidos processos de avaliação. Como conclusão, aponta-se para o fato de que a) existe um importante potencial de pesquisa construído na região, tanto em termos de cobertura geográfica quanto de recursos humanos, e b) a ‘consolidação’ ainda expressa a realidade de grande parte dos programas de pós-graduação.
Downloads
Referências
ARONSKIND, Ricardo. Uma universidade para América Latina. In: RINESI, Eduardo (Coord.). Ahora es quando: internacionalización e integración regional universitária em América Latina. Los Polvorines: Universidad Nacional de General Sarmiento, 2013.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução: Daniela Kern; Gulherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2007.
CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782006000100002
GANDIN, Luís Armando. Pesquisar em educação: desafios contemporâneos. Educação & realidade, v. 36, n. 2, p. 337-345, maio/ago 2011.
GHIGGI, Gomercindo; STRECK, Danilo Romeu. Pós-Graduação em Educação e Universidade: reflexões sobre solidariedade e compromisso social. Análise de uma experiência entre a UFPel e a Unisinos (Projeto Casadinhos). Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 10, n. 22, p. 1111-1128, dezembro de 2013. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.465
HISTÓRIA DO INEP. Disponível em: <http://portal.inep.gov. br/institucional-historia>. Acesso em: 24 set. 2014.
LANGUAGE Policy at German Universities (Resolution of the 11th General Meeting of 22 November 2011). Bonn: HRK, April 2012. p. 51-67.
MACEDO, Elizabeth; SOUSA, Clarilza Prado de. A pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 166-202, jan./abr. 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782010000100012
PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa; BERBEL, Neusi Aparecida Navas Berbel (Org.). Pesquisas em educação: inquietações e desafios. Londrina, Paraná: Eduel, 2012.
QUARTIERO, Elisa Maria; SHIROMA, Eneida. Pesquisa em educação na Região Sul: dez anos de Anped Sul. In:
QUARTIERO, Elisa Maria; SOMMER, Luís Henrique (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da Região Sul. Canoas: Ed. Ulbra, 2008. p. 13-31.
QUARTIERO, Elisa Maria; SOMMER, Luís Henrique (Org.). Pesquisa, educação e inserção social: olhares da Região Sul. Canoas: Ed. Ulbra, 2008.
RAMOS, Flávia Brocchetto, PAVIANI, Neires Maria Soldatelli, AZEVEDO, Tânia Maris de (Org.). A pós-graduação e suas interlocuções com a educação básica: múltiplos olhares. Caxias do Sul: Educs; São Leopoldo: Casa Leiria, 2012.
ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Pesquisar a educação em uma era globalizante. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 347 363, maio/ago. 2011.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Júlia ou a nova Heloísa. São Paulo: Hucitec, 1994.
TEICHLER, Ulrich. The many forms of internationalization. Hochschulrektorenkonferenz. Bonn: HRK, February 2010. p. 21-42.
YAMAMOTO, Oswaldo Hajime; TOURINHO, Emmanuel Zagury; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt; MENANDRO, Paulo Rogério Meira. Produção científica e “produtivismo”: há alguma luz no final do túnel? Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 9, n. 18, p. 727-750, dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2012.v9.364
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.