Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores

Autores

  • Doris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rafael D’Ávila Barros Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18084

Palavras-chave:

Identidades discentes. Currículo. Docência. Discurso pedagógico. Análise de discurso.

Resumo

Este artigo tematiza a escola no que se refere às suas funções e às identidades juvenis a partir do estabelecimento de interlocução com 23 professores da Educação Básica. Trata-se de pesquisa realizada em 2012 que possibilita trazer reflexões sobre os níveis de objetivação do currículo, a construção do planejamento didático-pedagógico e a compreensão dos alunos como sujeitos socioculturais. Tais elementos são considerados a partir da análise discursiva de formulações produzidas pelos professores em entrevista. Considerando 46 depoimentos, conclui-se, a partir da análise, que, para os professores, permanece sendo um desafio enxergar seus alunos como sujeitos com uma trajetória de vida específica que habitam a escola das mais diversas formas. Produzir um planejamento que tenha intencionalidade e, ao mesmo tempo, seja flexível se mostra como um segundo desafio ao trabalho docente. Nesse sentido, motivar um exercício de alteridade, onde os professores se coloquem no lugar de alguém que descobre o mundo a partir da investigação curiosa, com auxílio de outros sujeitos, pode ser um caminho fértil para mudanças pessoais e coletivas de que resultem a invenção de outras propostas possíveis de metodologias, planos de ensino e práticas docentes.

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Biografia do Autor

Doris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Graduação (Licenciatura Plena) em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde atua como docente no Departamento de Ensino e Currículo e na PEAD (Pedagogia a Distância) e parecerista ad hoc e Membro do Conselho Editorial da Revista Reflexão e Ação (UNISC) e Educação e Realidade (UFRGS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, linguagem, análise de discurso, aprendizagem, teorias do currículo, educação de jovens e adultos e formação docente.

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Publicado

2014-12-15

Como Citar

Fiss, D. M. L., & Barros, R. D. (2014). Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores. Educação, 37(3), 369–380. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.3.18084

Edição

Seção

Dossiê - Educação, pesquisa e linguagem: encontros e atravessamentos