Docência e práticas catalisadoras: possibilidades entre as influências das mídias digitais e valores humano-sociais

Autores

  • Regina Cely de Campos Hagemeyer Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (São Paulo, SP, Brasil) e Professora na Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil).
  • Cleusa Valério Gabardo Doutora em Educação pela Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha) e Professora na Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.16759

Palavras-chave:

Docência. Práticas catalisadoras. Valores humano-sociais.

Resumo

Apresenta-se neste artigo a pesquisa sobre um grupo representativo de seis professores de escolas públicas de Curitiba, definidos por Hagemeyer como professores catalisadores que compreendem e identificam os novos valores gerados pela cultura das mídias digitais em estudantes da escola atual, objetivando identificar novas lógicas e possibilidades presentes nas referidas práticas. Situa-se o lugar de onde falam os professores, no panorama pós-moderno de mudanças contemporâneas que interferem na docência e nos cursos de Pedagogia, com base em Costa, Hall e Giroux, para retomar os conceitos de sujeito, subjetividade e ética, com apoio teórico de Foucault e Guattari. Foram identificados, nas práticas pesquisadas, referenciais que resgatam os valores dos estudantes, articulando-os a valores humano-sociais. Tais reflexões apontam aos cursos de formação docente uma ampliação de estudos e pesquisas sobre o trato dos valores das culturas jovens que decorrem das mídias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-03-19

Como Citar

Hagemeyer, R. C. de C., & Gabardo, C. V. (2014). Docência e práticas catalisadoras: possibilidades entre as influências das mídias digitais e valores humano-sociais. Educação, 37(1), 52–62. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.16759

Edição

Seção

Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)