Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior

Autores

  • Maria José Sá Universidade de Aveiro
  • Elisabete Ferreira Universidade do Porto
  • Katia Maria da Cruz Ramos Universidade do Porto, Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498

Palavras-chave:

acadêmico. Relação educativa autônoma. Ensino superior.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior (ES) como um espaço privilegiado para a (re)afirmação da autonomia acadêmica e construção da autonomia profissional. Para tanto, congrega uma reflexão sobre fatores que afetam o (in)sucesso de estudantes no ES e duas experiências formativas – uma que centra a atenção na relação estabelecida na supervisão de ensino como possibilidade de desencadear diálogos com o conhecimento autônomo, e outra que tem como foco a construção da profissionalidade docente de estudantes em processo de formação inicial, no âmbito do desafio da gestão compartilhada da organização do trabalho pedagógico. Nesse contexto, ao indiciar possibilidades da participação ativa na gestão da aula e alternativas de intervenção formativa, o estudo tem como horizonte contribuir na reflexão sobre saberes e fazeres docentes no âmbito da complexidade de se pensar o sucesso acadêmico do estudante em formação.

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Biografia do Autor

Maria José Sá, Universidade de Aveiro

Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES).

Elisabete Ferreira, Universidade do Porto

Doutora em Ciências da Educação - Administração Educacional, Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U.Porto) e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da U.Porto.

Katia Maria da Cruz Ramos, Universidade do Porto, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolve investigação no campo da Formação de Professores e da Pedagogia Universitária, membro efetivo do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE), e membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U.Porto).

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Sá, M. J., Ferreira, E., & Ramos, K. M. da C. (2015). Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior. Educação, 38(2), 280–288. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498