Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior

  • Maria José Sá Universidade de Aveiro
  • Elisabete Ferreira Universidade do Porto
  • Katia Maria da Cruz Ramos Universidade do Porto, Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: acadêmico. Relação educativa autônoma. Ensino superior.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo destacar o processo de ensino e aprendizagem no ensino superior (ES) como um espaço privilegiado para a (re)afirmação da autonomia acadêmica e construção da autonomia profissional. Para tanto, congrega uma reflexão sobre fatores que afetam o (in)sucesso de estudantes no ES e duas experiências formativas – uma que centra a atenção na relação estabelecida na supervisão de ensino como possibilidade de desencadear diálogos com o conhecimento autônomo, e outra que tem como foco a construção da profissionalidade docente de estudantes em processo de formação inicial, no âmbito do desafio da gestão compartilhada da organização do trabalho pedagógico. Nesse contexto, ao indiciar possibilidades da participação ativa na gestão da aula e alternativas de intervenção formativa, o estudo tem como horizonte contribuir na reflexão sobre saberes e fazeres docentes no âmbito da complexidade de se pensar o sucesso acadêmico do estudante em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Sá, Universidade de Aveiro
Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade de Aveiro e investigadora do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES).
Elisabete Ferreira, Universidade do Porto
Doutora em Ciências da Educação - Administração Educacional, Professora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U.Porto) e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da U.Porto.
Katia Maria da Cruz Ramos, Universidade do Porto, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolve investigação no campo da Formação de Professores e da Pedagogia Universitária, membro efetivo do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE), e membro colaborador do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U.Porto).

Referências

ALFRED, Richard et al. Making community colleges more effective: leading through student success. New York: Community College Consortium/Ford Foundation, 2007.

ASTIN, Alexander. Preventing students from dropping out. San Francisco: Jossey-Bass, 1975.

ASTIN, Alexander. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, Nashville, v. 25, n. 4, p. 297-808, july 1984.

ASTIN, Alexander. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, Nashville, v. 40, n. 5, p. 518-529, 1999.

BEAN, John. Dropouts and turnover: the synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in Higher Education, London, v. 12, n. 2, p. 155-187, 1980. http://dx.doi.org/10.1007/BF00976194

BERGER, Joseph; BRAXTON, John. Revising Tinto’s internaccionalist theory of student departure through theory elaboration: examining the role of organizational attributes in the persistence process. Research in Higher Education, London, v. 39, n. 2, p. 103-119, 1998. http://dx.doi.org/10.1023/A:1018760513769

BRAXTON, John; VESPER, Nick; HOSSLER, Don. Expectations for college and student persistence. Research in Higher Education, London, v. 36, n. 5, p. 595-611, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/BF02208833

CABRERA, Alberto; NORA, Amaury; CASTANEDA, Maria. The role of finances in the persistence process: a structural model. Research in Higher Education, London, v. 33, n. 5, p. 571-593, 1992. http://dx.doi.org/10.1007/BF00973759

CHENG, David. Assessing student collegiate experience: where do we begin? Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 26, n. 6, jun. 2001.

CUNHA, Maria Isabel. Trabalho docente e profissionalidade na universidade. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 4, n. 1, p. 67-84, 2006.

EATON, Shevawn; BEAN, John. An approach/avoidance behavioral model of college student attrition. Research in Higher Education, London, v. 36, n. 6, p. 617-645, 1995. http://dx.doi.org/10.1007/BF02208248

FERREIRA, Márcia. Construção de identidades docentes: entre a vocação, as necessidades objetivas e os processos sociais. Educação, Porto Alegre, v. 34, nº 1, p. 106-113, jan./abr. 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FROMM, Eric. Ter ou ser? Lisboa: Editorial Presença, 1999. GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

HUNTER, Mary. Fostering student learning and success through first-year programs. Peer Review, Columbia, v. 8, n. 3, p. 4-7, 2006.

KAUFMANN, Jean-Claude. A invenção de si: uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget, 2005.

KUH, George; LOV E, Patrick. A cultural perspective on student departure. In: BRAXTON, John (E.). Reworking the Student Departure Puzzle. Nashville, Tennessee: Vanderbilt University Press, 2000. p. 196-212.

KUH, George et al. What matters to student success: a review of the literature. Washington, DC: National Postsecondary Education Cooperative (NPEC), 2006.

LEITE, Carlinda; RAMOS, Kátia. Formação para a docência universitária: uma reflexão sobre o desafio de humanizar a cultura científica. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 25, n. 1, p. 7-27, 2012.

MILL S, Christina et al. Factors associated with the academic success of first year Health Science students. Adv. In Health Sci. Educ., London, v. 14, p. 205-217, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/s10459-008-9103-9

MURTAUGH, Paul; BURNS, Leslie; SCHUSTER, Jill. Predicting the retention of university students. Research in Higher Education, v. 40, n. 3, p. 355 371, 1999. http://dx.doi.org/10.1023/A:1018755201899

NAVARRO, Mercedes; IGL ESIAS, Marta; TORRES, Pilar. A new management element for universities: satisfaction with the offered courses. International Journal of Educational Management, v. 19, n. 6, p. 505-526, 2005. http://dx.doi.org/10.1108/09513540510617454

OCDE. Education at a Glance 2010: OECD Indicators, 2010. Disponível em: <http://www.oecd.org/document/52/0,3746,en_2649_39263238_45897844_1_1_1_1,00.html>. Acesso em: 22 mar. 2010.

PIMENTA, Selma. O estágio na formação de professores. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

RAMALHO, Betania; NUÑEZ, Isauro; GAUTHIER, Clermont. Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004.

RAMOS, Kátia. Reconfigurar a profissionalidade docente universitária: um olhar sobre ações de atualização pedagógicadidática. Porto: U. Porto Editorial, 2010.

ROL DÃO, Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista Nuances, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, p. 108-126, 2005.

SPADY, William. Dropouts from higher education: toward an empirical model. Interchange, v. 2, n. 3, p. 38-62, 1971. http://dx.doi.org/10.1007/BF02282469

SWAIL, Watson; REDD, Kenneth; PERNA, Laura. Retaining minority students in higher education. A framework for success. ASHE-ERIC Higher Education Report, v. 30, n. 2, 2003.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TERENZINI, Patrick; PASCARELL A, Ernest. Towards the validation of Tinto’s model of college student attrition: a review of recent studies. Research in Higher Education, London, v. 12, n. 3, p. 271-282, 1980. http://dx.doi.org/10.1007/BF00976097

TERENZINI, Patrick; REASON, Robert. Toward a more comprehensive understanding of college effects on student learning. In: Consortium of Higher Education Researchers, Oslo, Noruega, 2010. Disponível em: <http://www.uv.uio.no/english/research/100303TerenziniandReason.pdf>. Acesso em: 13 jun. 2010.

TINTO, Vincent. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, London, v. 45, n.1, p. 89-125, 1975. http://dx.doi.org/10.3102/00346543045001089

UFPE/CCEPE. Resolução nº 12/2008. Boletim Oficial, Recife, v. 45, p. 1-7, 2008.

Publicado
2015-11-10
Como Citar
Sá, M. J., Ferreira, E., & Ramos, K. M. da C. (2015). Saberes e fazeres docentes: uma reflexão sobre autonomia e sucesso no ensino superior. Educação, 38(2), 280-288. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.16498