O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação

  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba
  • Cláudia Beatriz de Castro Nascimento Ometto Universidade Metodista de Piracicaba
Palavras-chave: Formação de professores. Formação centrada na escola. Trabalho docente coletivo. Projeto político-pedagógico.

Resumo

 

O artigo problematiza a formação de professores centrada na escola assumindo as atividades de trabalho pedagógico coletivo (ATPC) como instâncias de produção e aprofundamento do projeto político-pedagógico (PPP). Os dados foram produzidos no diálogo com as equipes gestoras de quatro unidades de ensino de uma rede pública municipal do interior do Estado de São Paulo no contexto de um projeto de pesquisa e de formação continuada. As análises das comunicações eletrônicas trocadas entre as equipes gestoras e pesquisadoras, bem como as reflexões escritas das professoras coordenadoras evidenciaram o esforço de garantir a participação de todos os profissionais da escola em torno da discussão do PPP através de estratégias diversificadas de trabalho coletivo e também a falta de condições de trabalho que sustentem e contribuam com a articulação de todos os membros das escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Barrichelo Cunha, R. C. O., & Nascimento Ometto, C. B. de C. (2013). O trabalho coletivo na escola: o projeto político-pedagógico como pauta de formação. Educação, 36(3), 402-411. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/15542
Seção
Outros Temas