Avaliação pedagógica de obras literárias

  • Rildo José Cosson Mota UFMG
Palavras-chave: letramento literário, biblioteca escolar, seleção de obras literárias

Resumo

Inserida entre a abundância do mercado editorial e o trabalho com a leitura nas escolas, a avaliação pedagógica de obras literárias realizada no âmbito do Programa Nacional da Biblioteca da Escola (PNBE) envolve desafios e riscos que precisam ser analisados à luz do processo seletivo. Esse estudo discute os desafios que o processo lança aos avaliadores ao analisar os aspectos implícitos e explícitos dos critérios para a seleção das obras postos em edital. Também reflete sobre os riscos, verificando o alcance e os limites desse processo avaliativo, seja em relação ao mercado, à literatura e à escola.

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Biografia do Autor

Rildo José Cosson Mota, UFMG
Rildo Cosson concluiu o doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1998 e realizou pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2007. Foi professor da Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Pelotas e Universidade Federal de Minas Gerais atuando na graduação e pós-graduação em Letras e Educação. É autor dos livros Escolas do Legislativo, Escolas de Democracia (2008), Fronteiras Contaminadas - Literatura como jornalismo e jornalismo como literatura no Brasil dos anos 1970 (2007), Letramento literário: teoria e prática (2006), O livro e o gênero (2002), Romance-Reportagem (2001). Tem organizado livros, publicado artigos e participado em congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados e pesquisador do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG.
Publicado
2012-11-05
Como Citar
Mota, R. J. C. (2012). Avaliação pedagógica de obras literárias. Educação, 35(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/11747
Seção
Dossiê - Educação Literária: Políticas Públicas de leitura, leituras e formação de leitores