Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentos

Autores

  • Márcia Buss-Simão UFSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.11199

Palavras-chave:

Educação infantil. Relações sociais. Dimensão corporal. Perspectiva das crianças.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa em que as análises das relações sociais entre crianças pequenas num contexto de educação infantil evidenciam a centralidade da dimensão corporal em suas ações e relações. Nas análises, o modo como as crianças se colocam espacialmente em relação às outras torna evidente a centralidade do corpo, do toque, do tato, do afeto e da proximidade nas relações que elas estabelecem entre si e com os adultos. As crianças apontam uma forma particular de se relacionar corporal e fisicamente com seus pares e com o mundo, tocando e se aproximando de seus pares e também dos adultos, indicando que a dimensão corporal, enquanto mediadora das relações, envolve também elementos sensoriais e emocionais. As crianças, nas suas ações, enunciam ainda uma relação com o corpo como experiência que se encontra vinculado ao mundo social e material. Isso permite supor que, para as crianças, a partir de suas perspectivas, seus mundos e elas mesmas não são separados e elas não se veem por partes nem separadas de suas experiências, de seus processos, acontecimentos e espaços, com os quais estão envolvidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Buss-Simão, UFSC

Professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou, parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN).

Downloads

Publicado

2014-03-19

Como Citar

Buss-Simão, M. (2014). Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentos. Educação, 37(1), 101–109. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.11199