Gerência intercultural, diferença e mediação nas empresas transnacionais

Autores

  • Lívia Barbosa
  • Letícia Veloso

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.1.2037

Palavras-chave:

Interculturalidade. Diferença. Empresas transnacionais. Reconhecimento.

Resumo

Este artigo investiga o conceito de interculturalidade, tal como ele vem se constituindo nas práticas diárias de gerenciamento em empresas transnacionais, tomando como base a análise de materiais de treinamento intercultural produzidos em três países– Estados Unidos, Alemanha e Brasil. O artigo é parte de um projeto de pesquisa mais abrangente sobre os mecanismos de construção da diferença e sobre a mediação cultural. Buscamos identificar as diferentes maneiras pelas quais se constroem a diferença, a comunicação e a mediação cultural nos casos analisados, que são tomados como “modelos” apenas para fins de análise. Sugerimos que, enquanto o “modelo norte-americano” ainda se utiliza principalmente de uma noção de cultura homogênea, inclusiva e excludente, o “modelo alemão” pensa a diferença a partir de uma perspectiva política fundada na moral e na ética. Enquanto isso, no (ainda incipiente) “modelo brasileiro”, em processo de construção, percebe-se uma maior potencialidade para a produção do consenso e da mediação, que consideramos aspectos centrais da chamada interculturalidade. Isto porque, fundando na percepção de que a diferença é apenas um dado intrínseco à sociedade brasileira, este “modelo” não coloca a questão da diferença como “problema” a ser resolvido, e sim como passo fundamental para a mediação cultural. Palavras-chave: Interculturalidade. Diferença. Empresas transnacionais. Reconhecimento.

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Biografia do Autor

Lívia Barbosa

Doutora em Antropologia, Ppgas, Museu Nacional, Pesquisadora do Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da Espm/SP e professora de antropologia da UFF. Autora dos livros Cultura, Consumo e Identidade, Rio de Janeiro, Ed. FGV, 2006 (em parceria com Colin Campbell, professor da University of York, England); Sociedade de Consumo, Rio de Janeiro, Editora Zahar, 2004; Cultura e Empresas, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2002; Igualdade e Meritocracia: a Ética do Desempenho nas Sociedades Modernas, Rio de Janeiro, Ed. FGV, 1999.

Letícia Veloso

Mestre e Doutora em Antropologia pela University of Chicago, Professora da Espm/RJ e pesquisadora do Centro de Altos Estudos em Propaganda e Marketing da Espm/SP.

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Publicado

2007-10-17

Como Citar

Barbosa, L., & Veloso, L. (2007). Gerência intercultural, diferença e mediação nas empresas transnacionais. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 7(1), 59–85. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2007.1.2037