From “Back in the race” to “Push to pass”: estratégias de lucro da PSA Peugeot-Citroën

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2020.1.30879

Palavras-chave:

Configurações institucionais. Estratégias de lucro. Grupos automobilísticos. PSA Peugeot-Citroën. Sociologia Econômica.

Resumo

A presente discussão visa contribuir com as pesquisas sobre os grupos automobilísticos a partir da interpretação das estratégias de lucro dessas corporações, não somente associadas à produção de veículos, mas também à prestação de serviços, inclusive financeiros. Como tem sido pouco estudado do ponto de vista sociológico em dimensões que transcendem a esfera da produção, o setor automotivo vem se revelando um tema com enorme potencial de pesquisa em função do movimento disruptivo que experimenta a partir de mudanças como a introdução do motor elétrico, dos veículos autônomos e dos serviços de compartilhamento. O seu dinamismo tecnológico e a capacidade que vem demonstrando de produzir novos significados para o automóvel como forma de acompanhar as mudanças no perfil dos consumidores são aspectos que cada vez mais o tornam essencial a uma sociologia econômica inclinada a investigar processos associados à firma, especialmente no que tange às estratégias de conquista de mercado. O artigo apresenta a trajetória da PSA Peugeot-Citroën que, ao conciliar mercados de produtos industriais e de produtos financeiros, ilustra o cruzamento entre estratégias de lucro e configurações institucionais.

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Biografia do Autor

Raphael Jonathas da Costa Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, RJ

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), Volta Redonda, RJ, Brasil.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

Lima, R. J. da C. (2020). From “Back in the race” to “Push to pass”: estratégias de lucro da PSA Peugeot-Citroën. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 20(1), 119–132. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2020.1.30879