Para além das pink collars: Gênero, trabalho e família nas narrativas de mulheres executivas

  • Pedro Jaime Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: gênero, trabalho, família, narrativas, mulheres executivas

Resumo

As estatísticas sobre gênero e trabalho no Brasil demonstram que, apesar das barreiras, as mulheres conseguiram acessar cargos de direção no mundo empresarial. Todavia, ainda estão concentradas em segmentos da atividade econômica relacionados com serviços sociais, culturais e de saúde, os “guetos femininos”; e perfazem salários menores que seus pares homens. Neste artigo, apresento narrativas de executivas que desenvolveram trajetórias profissionais atuando em áreas tradicionalmente ocupadas por homens e elaboradas simbolicamente como masculinas. A partir desse corpus textual, dialogo com velhos argumentos e novos debates no campo dos estudos de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Jaime, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestre em Antropologia Social (Unicamp), doutorando em Antropologia e Sociologia (USP e Université Lumière Lyon 2). Professor-pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Publicado
2011-07-13
Como Citar
Jaime, P. (2011). Para além das pink collars: Gênero, trabalho e família nas narrativas de mulheres executivas. Civitas - Revista De Ciências Sociais, 11(1), 135-155. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2011.1.6811