Estratégias sociais e educativas para enfrentar a "continuidade pedagógica"

jovens estudantes, desigualdade e apropriações tecnológicas em Villa María, Argentina, durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42269

Palavras-chave:

Estratégias sociais, Continuidade pedagógica, Jovens, Covid19, Apropriações tecnológicas

Resumo

Este artigo analisa a relação entre a configuração da desigualdade social, o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação na educação e sua constituição como recurso mediador para o exercício do direito à educação no contexto local e a crise regional a partir da emergência da pandemia Covid-19.A análise que aqui apresentamos constitui o avanço preliminar sobre os dados qualitativos gerados a partir de estratégias metodológicas alternativas, implantadas no contexto do isolamento social entre outubro e dezembro de 2020 entre agentes escolares jovens e não jovens da cidade de Villa María, Argentina. Pretendemos, assim, intervir nos debates sociológicos numa série de dimensões: a pandemia como fator dinâmico das desigualdades sociais, a validade da exclusão digital e o problema das apropriações tecnológicas, a evolução cotidiana das políticas públicas de gestão da pandemia no território e o repertório de ação dos diferentes agentes sociais para resolver sua reprodução social em um novo contexto.

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Biografia do Autor

Daiana Monti, Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Córdoba Capital, Argentina; Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), Buenos Aires, Argentina.

Graduado em Sociologia pela Universidade Nacional de Villa María, em Villa María, Argentina. Doutorando em Ciências Antropológicas pela Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na capital Córdoba, Argentina. Bolsista de Doutorado do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), em Buenos Aires, Argentina.

Gonzalo Assusa , Universidad Nacional de Córdoba (UNC) , Córdoba capital, Argentina

Doutor em Ciências Antropológicas pela Universidade Universidade Nacional de Córdoba (UNC), na capital Córdoba, Argentina. Pesquisador Assistente do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (Conicet), em Buenos

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Licenciada en Sociología por la Universidad Nacional de Villa María, en Villa María, Argentina. Doctoranda en Ciencias Antropológicas por la Universidad Nacional de Córdoba (UNC), en Córdoba capital, Argentina. Becaria doctoral de Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), en Buenos Aires, Argentina.

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Publicado

2023-07-07

Como Citar

Monti, D., & Assusa , G. (2023). Estratégias sociais e educativas para enfrentar a "continuidade pedagógica": jovens estudantes, desigualdade e apropriações tecnológicas em Villa María, Argentina, durante a pandemia de Covid-19. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e42269. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42269

Edição

Seção

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia