Pautas da juventude estudantil no Brasil e na Argentina durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42199

Palavras-chave:

Juventude estudantil, Movimento estudantil, Feminismo, Pandemia

Resumo

Para captar como as juventudes estudantis compreenderam os principais problemas e soluções na pandemia, a pesquisa qualitativa verificou todas as 282 notícias divulgadas entre março de 2020 e setembro de 2021 nas páginas virtuais de duas grandes organizações de estudantes no Brasil e na Argentina: a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Federação Universitária Argentina (Federación Universitaria Argentina, FUA). Os resultados mostraram semelhanças e diferenças na forma como as duas organizações perceberam os temas mais importantes em seus países durante o período. Enquanto na Argentina, mesmo durante a pandemia, as notícias, em sua maioria, versavam sobre o resgate da memória da ditadura, no Brasil a preocupação maior foi com a renda e as vidas ameaçadas pela má condução da pandemia por parte do governo Bolsonaro. No que diz respeito às semelhanças, as duas organizações expressaram preocupação com as desigualdades de gênero, reafirmando a importância dessa agenda nos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olivia Cristina Perez, Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Teresina, PI, Brasil.

Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, SP, Brasil. Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil.

Pablo Vommaro, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina; Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), Buenos Aires, Argentina.

Doutor em Ciencias Sociales pela Universidad de Buenos Aires (UBA), em Buenos Aires, Argentina. Professor de História na Universidad de Buenos Aires (UBA) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (Conicet), em Buenos Aires, Argentina.

Referências

Beltrán, Natacha, e Sergio Obeide. 2021. Políticas universitarias de inclusión social en la Argentina durante los gobiernos kirchneristas. Una lectura desde la producción académica y el discurso oficial. Revista de la educación superior 50 (197): 19-39. https://doi.org/10.36857/resu.2021.197.1577.

Blanco, Rafael, e Carolina Spataro. 2019. Con/contra las estrategias institucionales: percepciones de estudiantes universitarios ante iniciativas contra violencias sexistas. Revista Nómada 51: 173-89. https://doi.org/10.30578/nomadas.n51a10. DOI: https://doi.org/10.30578/nomadas.n51a10

Boghossian, Cynthia, e Maria Cecilia Minayo. 2019. Revisão sistemática sobre juventude e participação nos últimos 10 anos. Saúde e Sociedade 18: 411-23. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000300006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000300006

Dayrell, Juarez. 2003. O jovem como sujeito social. Revista Brasileira de Educação 24: 40-52. https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782003000300004

Elizalde, Silvia. 2019. Hijas, hermanas, nietas: genealogías políticas en el activismo de género de las jóvenes. Revista Ensambles en Sociedad, Política y Cultura 4: 86-93.

Fávero, Maria de Lurdes. 1995. UNE em tempos de autoritarismo. Rio de Janeiro: Editora URFJ.

Gallo, Carlos A., e Bruno M. Souza. 2013. Legados culturais do autoritarismo na Argentina e no Brasil. VI Seminario Internacional Políticas de la Memória. Buenos Aires: Universidade de Buenos Aires.

Groppo, Luís Antonio, e Mara Aline Oliveira. 2021. Ocupações secundaristas em Minas Gerais: subjetivação política e trajetórias. Educação & Sociedade 42: e240770. https://doi.org/10.1590/ES.240770. DOI: https://doi.org/10.1590/es.240770

Marsiske, Renate. 2018. “La juventud desinteresada y pura”: el movimiento estudiantil en la Universidad de Córdoba, Argentina, 1918. Perfiles educativos 40 (161): 196-215. https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.161.59079. DOI: https://doi.org/10.22201/iisue.24486167e.2018.161.59079

Mische, Ann. 1997. De estudante a cidadão: rede de jovens e participação política. Revista Brasileira de Educação 5: 134-50.

Pérez-Liñán, Aníbal, e Scott Mainwaring. 2014. La supervivencia de la democracia en América Latina (1945-2005). América Latina Hoy 68:139-68. https://doi.org/10.14201/alh201468139168. DOI: https://doi.org/10.14201/alh201468139168

Perez, Olivia Cristina. 2019. Relações entre coletivos com as Jornadas de Junho. Opinião Pública 25 (3): 258-56. https://doi.org/10.1590/1807-01912019253577. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912019253577

Perez, Olivia Cristina. 2021. Sistematização crítica das interpretações acadêmicas brasileiras sobre as Jornadas de Junho de 2013. Revista Izquierdas 1 (50): 1-16.

Perez, Olivia Cristina, e Luciana Santana. 2020. Ações do Consórcio Nordeste no combate à pandemia de Covid-19. NAU - Social 11 (21): 259-70. https://doi.org/10.9771/ns.v11i21.41997.

Santos, Gustavo G. da C., Olivia Cristina Perez, e José L.Szwako. 2017. Gêneros da participação: refletindo sobre limites e possibilidades da participação social na promoção da equidade de gênero e da diversidade sexual em âmbito estatal. Estudos de Sociologia 2 (23): 19-74.

Santos, Jordana. 2018. O Movimento estudantil na “democratização”: crise da era Collor e neoliberalismo. Tese em Ciências Sociais, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Vázquez, Melina, René U. Lara, Jorge Benedicto, Alejandro Cozachcow, Olivia Cristina Pérez, Elisa Guaraná de Castro, Marisa Revilla Blanco et al. 2021. Acciones colectivas durante la pandemia: un estudio comparado sobre repertorios de acción, formas de organización interna y representaciones sobre la política. Argentina,

Brasil, Chile,Colombia, Ecuador, España y México, 2020-2021. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLACSO. Libro Digital. https://www.clacso.org/wp-content/uploads/2021/08/Observatorio-en-infancias-y-juventudes-A1N1-1.pdf.

Vommaro, Pablo. 2013. Las relaciones entre juventudes y políticas en la América Latina contemporánea: una aproximación desde los movimientos estudiantiles. Revista Sociedad 32: 127-44.

Vommaro, Pablo. 2019. Desigualdades, derechos y participación juvenil en América Latina: acercamientos desde los procesos generacionales. Rev. Direito Práxis 10 (2): 1192-1213. https://doi.org/10.1590/2179-8966/2019/40829. DOI: https://doi.org/10.1590/2179-8966/2019/40829

Downloads

Publicado

2023-07-21

Como Citar

Perez, O. C., & Vommaro, P. (2023). Pautas da juventude estudantil no Brasil e na Argentina durante a pandemia. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 23(1), e42199. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2023.1.42199

Edição

Seção

Juventudes latino-americanas: desafios e potencialidades no contexto da pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)