Ser professor(a): breve apontamento sobre como desenvolver e manter uma postura ativa diante da realidade em crise

Autores/as

  • Claudia Flores Rodrigues Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Lédio de Jesus Matias Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Palabras clave:

Formação. Educação. Práxis

Resumen

Este apontamento propõe uma reflexão sobre o trabalho docente, a formação do humano e as práticas pedagógicas. Pensar na Educação pressupõe criar estratégias de formação docente que possibilite a criação de uma escola transformadora e avessa à alienação que é excludente por excelência. A falta de formação inicial para a atuação no magistério se reflete no aluno. Isso posto, é necessário que pensemos no COMO SE APRENDE para que isso reflita no COMO SE ENSINA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudia Flores Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciada em Letras/Espanhol (FAMES), Especialista em Coordenação e Supervisão Escolar (UNIFRA), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FGV – em andamento), Mestre em Educação (UFSM), Doutoranda em Educação (PUCRS).

Lédio de Jesus Matias, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Licenciado em Teologia e Pedagogia, Especialista em Supervisão Escolar e Psicologia Escolar, Mestre em Educação e Doutorando em Educação (PUCRS).

Citas

AMELINE, D.; FABRE, M. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

CARNEIRO, Roberto. Fundamentos da Educação e da Aprendizagem: 21 ensaios para o século 21. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão, 2001.

FABRE, Michel. Existem saberes pedagógicos? In: HOUSSAYE, Jean. et. al. Manifesto a favor dos pedagogos. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FREIRE, Ana Maria Araujo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villa das Letras, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 67.

GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. 2.ed. São Paulo: Scipione, 1991.

GÓMEZ, Pérez; SACRISTÁN, Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

IMBERT, Francis. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano Editora, 2003.

MEDEIROS, Silvio. ReLer ITALO CALV INO. Disponível em: <http://imprimis.arteblog.com.br/5869/ReLer-ITALO-CALVINO/>. Acesso em: 15 set. 2009.

MOSQUERA, Juan José Mouriño. Palestra proferia na XXXII Assembléia Geral da Maçonaria Simbólica do Brasil em 08 de julho de 2003. (Material elaborado e distribuído pelo autor aos alunos do Doutorado em Educação da PUCRS). Porto Alegre, 2009.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

WIKIMICROPÍDIA. Disponível em: <http://pt.micronations.wikia.com>. Acesso em: 20 ago. 2009.

Publicado

2010-12-31

Cómo citar

Rodrigues, C. F., & Matias, L. de J. (2010). Ser professor(a): breve apontamento sobre como desenvolver e manter uma postura ativa diante da realidade em crise. Caderno Marista De Educação, 7. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/caderno-marista-de-educacao/article/view/36955

Número

Sección

Artículos