Construindo conhecimento a partir dos problemas e desafios da atualidade
Keywords:
Educando, Protagonismo, Aprendizagem, TransformaçãoAbstract
Numa sociedade que passa por profundas e rápidas transformações, é natural que surjam muitos problemas em decorrência da derrubada de valores e pilares que deram sustentação à vida em sociedade ao longo dos séculos e milênios, tais como a religião, a família e o respeito à autoridade. Os problemas são inegáveis e podem ser vistos nos noticiários e nos relatos dos educadores. Entretanto, problematizar para levar o indivíduo a construir seu próprio conhecimento tem sido uma prática bastante recomendada por renomados teóricos da educação e bastante usada nas escolas. O que propomos, no presente artigo, é que o indivíduo da atualidade não seja confrontado com problemas fictícios, criados pela mente criativa do educador, mas com os problemas reais e próprios de seu cotidiano e seja desafiado a ser protagonista no processo da sua própria aprendizagem, sendo capaz de produzir melhores condições de vida para si próprio e para a coletividade.
Downloads
References
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Liquida. Tradução de Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahan, 2001.
DEL PRETTE, Almir. Psicologia das relações interpessoais: Vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Vozes, 2001.
GONÇALVES, Elias Rocha. A pedagogia do encantamento: novo paradigma da educação para o século XXI. 1. ed. Campos dos Goytacazes: Instituto Brasileiro de Educação e Cultura, 2008.
GOULART, Denise Fernandes; MARCHESE, Maria Letizia. Um foco pedagógico na ação pedagógica: relato de uma experiência. Curitiba: Intersaberes, 2014. Série Psicopedagogia.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP &A, 2002.
MAIA, Christiane Martinatti. Intervenção Psicopedagógica Institucional. Canoas: Ulbra, 2008
NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012. Série Psicopedagogia.
TEIXEIRA, Ana Cristina Sofiatt et al. A gestão pedagógica da mudança. In: MENTGES, Manuir José et al. Vivências curriculares em tempo de mudança: compartilhando experiências, aprendizagens e ressignificações. Porto Alegre: CMC, 2016. p. 22-31
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).