O emocional e a (in)disciplina do aluno afetam a aprendizagem?
Keywords:
Disciplina. Conhecimento. Respeito.Abstract
O aluno não é mais um indivíduo que fica quieto na cadeira durante todo o turno ouvindo o professor. Este último, por sua vez, perdeu muito do brilho e status de uma profissão que já foi bem mais respeitada. No entanto, exigem-lhe que eduque, dê carinho, transmita conhecimentos, saiba ouvir, avalir e compreenda. Há, ainda, questões fundamentais de respeito e cidadania a serem retomadas. Como coordenar todas essas variáveis? O presente artigo pode não dar respostas, mas traz muitas reflexões.
Downloads
References
O FUTURO é hoje. Sua escola sabe disso? Profissão Mestre, Curitiba, ano 6, n.6, p. 20-24, maio 2005.
SAYÃO, Rosely; AQUINO, Júlio Groppa. Em defesa da escola. Campinas: Papirus. 2004.
ZABALZA, Miguel. O aprendizado deve ser uma aventura compartilhada. Educação em Revista, n. 48, p. 5-6, fev./mar. 2005.
ZAGURY, Tânia. Escola sem conflito: parceria com pais. Rio de Janeiro: Record. 2002.
ZAGURY, Tânia. O professor precisa ser ouvido. Nova Escola, n. 192, p. 20 22, maio 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Caderno Marista de Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).