Sequências didáticas

O trabalho por área a partir das situações-problemas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40797

Palavras-chave:

Sequência didática, Situação-problema, Contextualização, Interdisciplinaridade

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar as Sequências Didáticas – dinâmica metodológica de planejamento e implementação trimestral, de uma escola social, no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul – como uma perspectiva de trabalho coletivo por área do conhecimento, ressaltando a importância de abordar os conhecimentos a partir de situações-problemas e não de conceitos fragmentados e descontextualizados com a realidade dos(as) estudantes, o que poderá contribuir para o rompimento da educação bancária predominante no cenário brasileiro. Além disso, busca descrever a situação-problema, passo a passo, a partir da experiência das autoras no Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Rio Grande do Sul e da experiência como professoras de Ciências Naturais na escola em questão. A partir dessa reflexão sobre a práxis nesses espaçostempos avalia-se a importância de entender a situação-problema e ampliar os estudos nessa área para que se possa cada vez mais fortalecer a contextualização e a interdisciplinaridade nas áreas, necessárias para esse tipo de dinâmica metodológica/abordagem.

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Biografia do Autor

Tamine Santos Sául, Escola Marista Santa Marta (EMSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Licenciada em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal Farroupilha, em São Vicente do Sul, RS, Brasil. Coordenadora Pedagógica, dos anos finais da Escola Marista Santa Marta.

Diuliana Nadalon Pereira, Escola Marista Santa Marta (EMSM), Santa Maria, RS, Brasil.

Mestra e doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Educação em Ciências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria, RS, Brasil. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, em São Vicente do Sul, RS, Brasil. Professora de Ciências dos 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Marista Santa Marta.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

Sául, T. S., & Pereira, D. N. (2021). Sequências didáticas: O trabalho por área a partir das situações-problemas. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40797. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40797

Edição

Seção

Artigos