Orientação Educacional e Inclusão

Interfaces e itinerários na construção de uma cultura inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40790

Palavras-chave:

Orientação educacional, Inclusão, Cultura inclusiva

Resumo

Este estudo retrata a pesquisa de conclusão do curso de especialização em Educação Inclusiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e visa refletir sobre a importância do orientador educacional nos processos inclusivos no contexto da escola regular, buscando responder a seguinte pergunta: quais são as interfaces e os itinerários necessários para o processo de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica regular, no ensino fundamental – anos iniciais – de uma escola da rede privada de Porto Alegre, na perspectiva da atuação do orientador educacional? Para tal, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa através de observações em diferentes momentos da rotina escolar e de entrevistas semiestruturadas, realizadas com sete professoras e quatro famílias de estudantes público-alvo da educação especial, que resultaram em proposições de caminhos e parcerias que se fazem necessárias na atuação desse profissional, através da acolhida das famílias e estudantes, do apoio fornecido ao professor e demais educadores, das proposições de formação continuada para toda a comunidade educativa e do fornecimento de recursos necessários para proporcionar a equidade nos processos de ensino e aprendizagem, a fim de contribuir para a construção de uma cultura mais inclusiva no contexto das escolas. Através dos relatos dos entrevistados foi possível pensar em itinerários/caminhos a serem percorridos e em interfaces/parcerias necessárias para que essa proposta se efetive. O professor sozinho não torna uma escola inclusiva. Todos precisam ser atores e protagonistas neste processo, e o papel do orientador educacional torna-se fundamental, considerando o fato de ser o primeiro contato do estudante e da família na escola.

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Biografia do Autor

Mariana de Souza Arieta, Colégio Marista Rosário (CMR), Porto Alegre, RS, Brasil.

Especialista em Educação Inclusiva, Gestão Curricular Marista e Psicopedagogia Clínica e Institucional e mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Orientadora educacional dos anos iniciais do Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Katiuscha Lara Genro Bins, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Educação, mestre em Educação e especialista em Alfabetização e Letramento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora na EMEF Prof. Luiz Francisco Lucena Borges, em Porto Alegre, RS, Brasil; e professora convidada na PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Arieta, M. de S., & Bins, K. L. G. (2021). Orientação Educacional e Inclusão: Interfaces e itinerários na construção de uma cultura inclusiva. Caderno Marista De Educação, 12(1), e40790. https://doi.org/10.15448/2763-5929.2021.1.40790

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