Funções executivas no aprendizado de inglês como segunda língua

Um mapeamento sistemático da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42927

Palavras-chave:

funções executivas, ensino de inglês como segunda língua, formação de professores

Resumo

Recentemente os estudos de neurociências têm auxiliado a área da Educação a compreender como o cérebro processa a informação e como os professores podem se beneficiar deste conhecimento, especialmente, no que se refere às Funções Executivas (FEs). As FEs podem ser descritas como um conjunto de habilidades que permite executar as ações necessárias para alcançar um objetivo. Há três FEs principais: memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva. Na área de ensino e aprendizagem de segunda língua, essas habilidades estão sendo integradas às práticas pedagógicas de sala de aula pelos professores? Se estão, de que forma? Isto beneficia o aprendizado dos alunos de alguma forma? Ainda, as FEs estão incluídas nos currículos de formação de professores, cursos de licenciatura? Os futuros professores estão sendo preparados para integrar as FEs no desenvolvimento das competências e habilidades dos seus alunos? Esta investigação tem o objetivo de procurar pistas dessas questões na literatura recente e de encontrar estudos sobre abordagens de ensino de inglês como segunda língua que estimulem as FEs no processo de aprendizagem e como esses métodos são desenvolvidos no contexto dos cursos de licenciatura utilizando o mapeamento de revisão sistemática como método. Considera artigos de 2011 a outubro de 2021, procurando por linhas relacionadas ao ensino de inglês como segunda língua, tais como formação de professores e FEs. A pesquisa mostrou resultados nas bases Scopus, Web of Science, Pub-Med, Science Direct/Elsevier e bases de periódicos específicos de ensino de inglês como segunda língua, tais como Cambridge Core, Journal of English as International Language, TESOL International Journal, Linguistics Journal e Asian EFL Journal. A primeira busca resultou em 5803 estudos dos quais três foram lidos por inteiro depois de aplicar os critérios de inclusão/exclusão. Visto que o número desta busca foi baixo, o método denominado snowballing foi utilizado, resultando em mais 117 artigo, dos quais mais três foram completamente analisados. Os seis estudos indicam que abordagens qualitativas e quantitativas são usadas para coleta de dados. No entanto, é possível perceber que estudos que relacionam aspectos de FEs às abordagens de ensino de inglês como segunda língua ainda estão no início. Os próprios autores dos artigos mencionam a necessidade de mais estudos. Em geral, os professores não estão preparados para incluir pensamento crítico às suas práticas de sala de aula. Os estudos que desenvolveram práticas e reuniram dados mostram que a metacognição e o pensamento crítico dos alunos melhorou. Professores precisam desenvolver sua própria metacognição e pensamento crítico de forma que eles possam entender melhor como melhorar essas habilidades em seus alunos. 

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Biografia do Autor

Ângela Musskopf, Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), Ivoti, RS, Brasil

Mestre em Letras pela Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, RS, Brasil. Professora do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), em Ivoti. RS, Brasil.

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, em Novo Hamburgo, RS, Brasil.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

Musskopf, Ângela, & Barbosa, D. N. F. (2022). Funções executivas no aprendizado de inglês como segunda língua: Um mapeamento sistemático da literatura. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 13(1), e42927. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2022.1.42927

Edição

Seção

Revisão de Literatura