Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI): materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33348

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional, Ensino a Distância, Material Didático.

Resumo

O Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI) é um MOOC que visa preparar estudantes para intercâmbio acadêmico. Os materiais didáticos do CAPI estão sendo construídos com base em uma perspectiva de uso da linguagem (Clark, 2000) e gêneros do discurso (Bakhtin, 2011). Este trabalho analisa os conteúdos do curso a fim de examinar como esses pressupostos teóricos foram concretizados na seleção dos temas e dos textos e no design das tarefas pedagógicas. Os materiais são coerentes com o construto teórico na medida em que promovem a aprendizagem da língua portuguesa em uso e para o uso por meio da interação com textos orais e escritos em práticas sociais nas quais o estudante poderá se envolver na universidade e na cidade de destino, preparando-o, assim, para a sua estadia. Sugere-se acrescentar uma reflexão explícita sobre possíveis implicações das relações entre os interlocutores e os repertórios linguístico-discursivos e culturais mobilizados.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Timboni, K. A. da S., Rupert, A. de A., & Schlatter, M. (2019). Curso Autoformativo de Português para Intercâmbio (CAPI): materiais didáticos baseados nas noções de uso da linguagem e gênero do discurso. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33348. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33348

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