Canções brasileiras em uma universidade francesa: práticas de sala de aula a partir da perspectiva do letramento literomusical
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33285Palavras-chave:
canções, ensino de PLE/PLA, letramento literomusical.Resumo
Este estudo discute o planejamento de um curso de Português Língua Adicional (PLA) utilizando a canção como instrumento norteador para as aulas. A pesquisa envolveu alunos de nível intermediário do Diploma Universitário de Português do Brasil, um curso de curta duração oferecido na instituição de ensino investigada, que objetiva aprofundar o estudo da língua e cultura brasileira para fins acadêmicos e profissionais. Baseando-nos em questionários semiestruturados, construímos os perfis dos estudantes para o aprendizado da Língua Portuguesa do Brasil, com vistas a elaboração das aulas. Por meio da perspectiva do letramento literomusical (Coelho de Souza, 2014), refletimos sobre a utilização de gêneros musicais na aula de PLA de maneira a explorar os aspectos linguísticos, culturais e sócio-históricos da canção, no intuito de fornecer aos alunos uma visão amplificada da língua e da cultura brasileira.
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