O uso de vídeos de youtubers brasileiros como recurso didático-pedagógico em PLA: problematizações e projeções para a produção de material didático

Autores

  • Elenora Bambozzi Bottura Federal University of Sao Carlos
  • Marcia Fanti Negri Federal University of Sao Carlos
  • Sandra Regina Buttros Gattolin Federal University of Sao Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33208

Palavras-chave:

Material didático, Português língua adicional, Vídeos, Letramento crítico.

Resumo

O propósito deste trabalho é apresentar e discutir potencialidades e encaminhamentos sobre recursos didáticos para o ensino de Português Língua Adicional (PLA) por meio de vídeos de youtubers brasileiros. Consideramos os vídeos dos youtubers como materiais autênticos que oportunizam, por meio de recortes de uso real da língua, condições para o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa em contexto de ensino de PLA. Além disso, eles facilitam o trabalho com diferentes dimensões da língua portuguesa e cultura brasileira. Baseando-nos em teorias do letramento crítico no ensino de línguas (Duboc, 2012; Menezes de Souza, 2011;
Monte-Mór, 2012; 2013), buscamos desenvolver a competência linguístico-comunicativa dos aprendentes em parceria com práticas crítico-reflexivas. A presente contribuição vincula-se diretamente ao projeto em andamento para a elaboração de material didático de PLA na contemporaneidade.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Bambozzi Bottura, E., Fanti Negri, M., & Buttros Gattolin, S. R. (2019). O uso de vídeos de youtubers brasileiros como recurso didático-pedagógico em PLA: problematizações e projeções para a produção de material didático. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33208. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33208

Edição

Seção

Atividade Didática