Gramática e letramento no ensino e na aprendizagem de português como língua adicional

Autores

  • Meire Celedônio da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33176

Palavras-chave:

Letramento, Gramática, Aprendizagem, Ensino.

Resumo

O ensino de Português Língua Adicional (PLA) vem assumindo um lugar de destaque nas atividades de internacionalização das universidades brasileiras, sobretudo das públicas, tratando este trabalho, especificamente, do contexto da Universidade Federal do Ceará (UFC). No curso ofertado pela Departamento de Letras Vernáculas (DLV), os estudantes são levados a ler e produzir textos, principalmente, de gêneros textuais acadêmicos. Dessa forma, este trabalho objetiva refletir o papel da aprendizagem dos conhecimentos gramaticais, para a ampliação do letramento de estudantes de PLA. Para isso, tem-se como aporte teórico o interacionismo sociodiscursivo e a didática das línguas proposta pelo Grupo de Genebra. Conta-se, também, com as discussões teóricas de Bulea (2015) sobre o ensino de gramática. Com as reflexões realizadas, foi possível perceber que ensinar PLA, sob uma perspectiva interacionista, levando em consideração o ensino da gramática, contribui significativamente para a ampliação do letramento acadêmico.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

da Silva, M. C. (2019). Gramática e letramento no ensino e na aprendizagem de português como língua adicional. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33176. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33176

Edição

Seção

Artigos