Modelo didático do gênero artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33154

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo, Português como Língua Adicional, Modelo didático, Artigo científico.

Resumo

Neste artigo, apresentamos um modelo didático do gênero artigo científico, destinado a orientar a intervenção dos professores no ensino do Português como Língua Adicional no contexto acadêmico português. Para tal, tendo como base o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, [1997]1999) e os princípios da Didática dos Gêneros (Dolz & Schneuwly, 2004), fazemos uma análise textual descritiva de dez exemplares que se inscrevem no gênero, seguindo-se o modelo didático, no qual sistematizamos as características sociais, contextuais e composicionais do artigo científico. Com esta proposta, sublinhamos a importância do desenvolvimento de dispositivos de didatização que facultem a apropriação de gêneros acadêmicos, como é o caso do artigo científico, e demonstra-se que o uso dos gêneros no ensino do Português como Língua Adicional possibilita a aprendizagem da língua nas suas diferentes esferas de utilização.

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Biografia do Autor

Rute Alves Rosa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa

Doutoranda em Linguística (área de especialização em Linguística do Texto e do Discurso) pela Universidade NOVA de Lisboa. É bolseira de doutoramento no CLUNL (grupo Gramática & Texto), no âmbito do programa KRUse, e a sua investigação foca a descrição e didatização de géneros de texto, privilegiando o quadro teórico do Interacionismo Sociodiscursivo. No ano de 2017/2018 dinamizou uma sessão da unidade curricular Práticas Textuais sobre as características do género artigo científico.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Rosa, R. A. (2019). Modelo didático do gênero artigo científico: um contributo para o ensino do Português como Língua Adicional. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33154. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33154

Edição

Seção

Artigos