Letramento escolar em aula de língua inglesa: uma proposta pedagógica de leitura crítica

Autores

  • Josimayre Novelli Universidade Estadual de Maringá (UEM). http://orcid.org/0000-0001-7496-4951
  • Neiva Maria Jung Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Elaine de Castro Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31987

Palavras-chave:

Educação Básica, língua inglesa, letramento escolar, leitura crítica.

Resumo

O ensino de Língua Estrangeira (LE) na Educação Básica tem como um dos seus objetivos contribuir para a experiência singular do aprendiz de construção de significado pelo domínio de uma base discursiva (Brasil, 1998), por meio de atividades de leitura e escrita que promovam seu engajamento em práticas sociais variadas e sua formação como cidadão (Schlatter, 2009). Por este viés, apresenta-se uma atividade de leitura para alunos do Ensino Fundamental II,
embasada na perspectiva da Leitura Crítica (LC) e no letramento como prática social (Street, 2014). Parte-se da leitura como um processo, propondo realizá-la a partir de etapas (pre-reading, while-reading e post-reading), as quais englobam conhecimento prévio do assunto do texto, compreensão e interpretação textual e o desenvolvimento da criticidade do aluno mediante o
texto, respectivamente. Com tal proposta, espera-se reforçar a importância da LC para ampliar a participação do aprendiz em práticas sociais letradas, contribuindo para a formação de um leitor mais crítico e ativo como cidadão.

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Publicado

2018-09-19

Como Citar

Novelli, J., Jung, N. M., & de Castro, E. (2018). Letramento escolar em aula de língua inglesa: uma proposta pedagógica de leitura crítica. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 9(1), 91–102. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31987

Edição

Seção

Artigos