Letramento escolar em aula de língua inglesa: uma proposta pedagógica de leitura crítica
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2018.1.31987Palavras-chave:
Educação Básica, língua inglesa, letramento escolar, leitura crítica.Resumo
O ensino de Língua Estrangeira (LE) na Educação Básica tem como um dos seus objetivos contribuir para a experiência singular do aprendiz de construção de significado pelo domínio de uma base discursiva (Brasil, 1998), por meio de atividades de leitura e escrita que promovam seu engajamento em práticas sociais variadas e sua formação como cidadão (Schlatter, 2009). Por este viés, apresenta-se uma atividade de leitura para alunos do Ensino Fundamental II,
embasada na perspectiva da Leitura Crítica (LC) e no letramento como prática social (Street, 2014). Parte-se da leitura como um processo, propondo realizá-la a partir de etapas (pre-reading, while-reading e post-reading), as quais englobam conhecimento prévio do assunto do texto, compreensão e interpretação textual e o desenvolvimento da criticidade do aluno mediante o
texto, respectivamente. Com tal proposta, espera-se reforçar a importância da LC para ampliar a participação do aprendiz em práticas sociais letradas, contribuindo para a formação de um leitor mais crítico e ativo como cidadão.
Downloads
Referências
Bakhtin, Mikhail. 2003. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
Blommaert, Jan & Rampton, Ben. 2011. Language and Superdiversity. Diversities, 13(2).
Brasil. 1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2018.
Busnardo, Joanne & Braga, Denise Bertolli. 2000. Uma visão neo-gramsciana de leitura crítica: contexto, linguagem e ideologia. Ilha do Desterro, A Journal of English Language, Literatures in English and Cultural Studies (Florianópolis), 38, p. 91-114.
Coradim, Josimayre Novelli. 2007. Leitura crítica em língua inglesa. Monografia (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras). Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Coradim, Josimayre Novelli. 2008. Leitura Crítica e Letramento Crítico: idealizações, desejos ou(im)possibilidades? 123 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Coradim, Josimayre Novelli. 2014. Ensino de Língua Inglesa e Letramento Crítico: Uma Proposta Didática de Leitura e Produção Escrita. In M. S. El Kadri, T. P. Passoni, & R. Gamero (Orgs.). Tendências contemporâneas para o ensino de língua inglesa: propostas didáticas para a educação básica (Vol. 7, p. 99-124). Campinas, SP. Editora Pontes.
Corrêa, Manoel Luiz Gonçalves. 2011. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN [Eletrônico], n. esp., p. 333-356. 2ª parte.
Brahim, Adriana Cristina S. de Mattos. 2007. Pedagogia crítica, letramento crítico e leitura crítica. Revista X [s.l.].
Rio Grande do Sul. 2009. Referenciais Curriculares do Estado do Rio Grande do Sul: linguagens, códigos e suas tecnologias (Vol. 1). Secretaria de Estado da Educação. Porto Alegre: SE/DP.
Freire, Paulo. 1981. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra.
Freire, Paulo. 2000. A importância do ato de ler – em três artigos que se complementam (39ª ed.). São Paulo: Cortez.
Freire, Paulo & Horton, M. 2003. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social (2ª ed.). Petrópolis. RJ: Vozes.
Kleiman, Angela B. 1989. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Pontes.
Kleiman, Angela B. 1995. Introdução: Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In Angela B. Kleiman (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita (p. 15-61). Campinas: Mercado de Letras.
Meurer, José Luiz. 2000. O Trabalho de Leitura Crítica: Recompondo Representações, Relações e Identidades Sociais. Ilha do Desterro. Florianópolis: Editora da UFSC. p. 155-171.
Moita Lopes, Luiz Paulo. 2013. Como e por que teorizar o português: recurso comunicativo em sociedades porosas e em tempos híbridos de globalização cultural. In L. P. Moita Lopes (Org.). O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico (p. 101-119). São Paulo: Parábola Editorial.
Schlatter, Margarete. 2009. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, 7(1), p. 11-23.
Scott, M. 1988/2005. Critical Reading needn’t be left out. [The ESPecialist, 9(1/2), p. 123-137]. In M. A. A. Celani et al. (Org.). ESP in Brazil: 25 years of evolution and reflection (p. 123-142). Campinas: Mercado das Letras.
Street, Brian. 2014. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola editorial.
Street, Brian. 2006. Perspectivas interculturais sobre o letramento. Filol. lingüíst. port., 8, p. 465-488.
Vianna, C. A. et al. 2012. Do Letramento aos Letramentos: desafios na aproximação entre o letramento acadêmico e o letramento do professor. Trabalho de conclusão (Introdução aos Estudos do Letramento). Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Profa. Dra. Roxane Rojo). mimeo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.