Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA: uma análise da unidade didática Artigo Acadêmico

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DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33235

Palabras clave:

PLA, Letramento acadêmico, Artigo acadêmico, Interculturalidade.

Resumen

Nas universidades brasileiras, políticas resultantes de processos de globalização, como a da internacionalização do Ensino Superior, têm significado outras políticas públicas para implementação destes processos. Embora haja uma política acadêmica mundial que favorece o monopólio do inglês, segundo Hamel (2013), os estudantes estrangeiros nas universidades brasileiras deparam-se com os desafios do letramento acadêmico brasileiro. Assim, procurando contribuir com essas políticas, sobretudo a de internacionalização das universidades, Killner e Furtoso (2016) desenvolveram um material para estudantes estrangeiros de pós-graduação. Esse material apresenta um Roteiro Didático para o ensino de PLE em contexto acadêmico composto de quatro Unidades Didáticas (Resumo, Resenha, Apresentação Oral e Artigo Acadêmico). Neste contexto, temos como objetivo desenvolver compreensões acerca da unidade didática referente ao gênero artigo acadêmico, partindo dos Estudos pós-coloniais (MIGNOLO, 2008, WALSH, 2009) e os Letramentos Acadêmicos, compreendendo que há ‘letramentos’ relacionados a contextos sociais, culturais e ideológicos, ao invés de um único letramento, neutro (Street, 1984, 1993, 2014; Street; Lefstein, 2007).

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Killner, M., & Jung, N. M. (2019). Letramento acadêmico em contexto de ensino de português como PLE/PLA: uma análise da unidade didática Artigo Acadêmico. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33235. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33235

Número

Sección

Artículos