O ensino de oralidade a alunos intermediários de Português como Língua Adicional: uma proposta de sequência didática

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DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33108

Palabras clave:

Português como Língua Adicional, Oralidade, Produção oral, Gêneros do discurso, Sequência didática.

Resumen

Embora as habilidades orais recebam destaque nos materiais didáticos de Português como Língua Adicional (PLA), elas ainda são comumente vistas apenas como uma linguagem coloquial própria da estrutura conversacional e de situações familiares e informais. Ainda são escassos materiais de PLA publicados no Brasil direcionados ao desenvolvimento da produção oral, que sejam estruturados a partir da perspectiva de gêneros discursivos e que busquem habilitar os alunos a compreender e realizar textos orais autênticos em diferentes contextos de uso da língua. Tendo isso em vista, desenvolvemos uma unidade didática a partir do gênero instrução, visando propor um material para o ensino de oralidade a alunos intermediários de PLA a partir da proposta de sequência didática desenvolvida por Schneuwly & Dolz (2004). Procuramos apresentar aos professores e pesquisadores da área de PLA uma sugestão de unidade didática que enfoque a produção de gêneros orais considerando os seus variados aspectos dentro de situações de comunicação determinadas.

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https://doi.org/10.1590/s0103-18132008000100005

Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Velho, F. dos S., & Schorghofer-Queiroz, V. (2019). O ensino de oralidade a alunos intermediários de Português como Língua Adicional: uma proposta de sequência didática. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e33108. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.33108

Número

Sección

Didactic Activity