Patrões e empregados: relações de poder e classe na sociedade brasileira e o ensino de língua e literatura brasileira para estrangeiros

Autores/as

  • Joyce Fernandes The Hebrew University of Jerusalem
  • Lais Maria Alvares Rosal Botler The Hebrew University of Jerusalem Brazilian Cultural Center - Tel Aviv http://orcid.org/0000-0002-0193-4978

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.32954

Palabras clave:

Literatura brasileira, Ensino de Português como Língua Estrangeira, Cultura brasileira para estrangeiros.

Resumen

Na literatura brasileira há representações de relações de classe que permitem uma reflexão através de uma construção crítica relativa aos papéis que essas relações têm na sociedade. A partir de um relato de experiência da prática de ensino de duas professoras, pretende-se refletir sobre possíveis abordagens das relações existentes entre patrões e empregados na sociedade brasileira, em aulas de português e literatura brasileira para estrangeiros. Analisaremos essas relações nas obras Dois Irmãos, de Milton Hatoum, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e crônicas de Clarice Lispector publicadas no livro A Descoberta do Mundo, a partir de uma abordagem de ensino baseada em um método dialógico (Hayes, 1990), focada no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. O tema se mostrou frutífero para o ensino de português como língua estrangeira, pois permitiu ser ampliado para outras questões culturais e históricas brasileiras, enriquecendo o processo de aprendizado.

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Fernandes, J., & Alvares Rosal Botler, L. M. (2019). Patrões e empregados: relações de poder e classe na sociedade brasileira e o ensino de língua e literatura brasileira para estrangeiros. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e32954. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.32954

Número

Sección

Artículos