Patrões e empregados: relações de poder e classe na sociedade brasileira e o ensino de língua e literatura brasileira para estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.32954Palabras clave:
Literatura brasileira, Ensino de Português como Língua Estrangeira, Cultura brasileira para estrangeiros.Resumen
Na literatura brasileira há representações de relações de classe que permitem uma reflexão através de uma construção crítica relativa aos papéis que essas relações têm na sociedade. A partir de um relato de experiência da prática de ensino de duas professoras, pretende-se refletir sobre possíveis abordagens das relações existentes entre patrões e empregados na sociedade brasileira, em aulas de português e literatura brasileira para estrangeiros. Analisaremos essas relações nas obras Dois Irmãos, de Milton Hatoum, O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e crônicas de Clarice Lispector publicadas no livro A Descoberta do Mundo, a partir de uma abordagem de ensino baseada em um método dialógico (Hayes, 1990), focada no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos. O tema se mostrou frutífero para o ensino de português como língua estrangeira, pois permitiu ser ampliado para outras questões culturais e históricas brasileiras, enriquecendo o processo de aprendizado.
Descargas
Citas
Brookfield, S. D. & Preskill, S. (1999). Discussion as a way of teaching: Tools and techniques for university teachers. Buckingham: SRHE and Open University Press.
Côrtes, C. F. R. A. (2012). Alteridade e subalternidade em Clarice Lispector e Conceição Evaristo. In P. Pretov, P. Q. Sousa, R. L-I. Samartim, & E. J. T. Feijó (eds.), Avanços em literatura e cultura brasileiras século XX (Vol. 2). Santiago de Compostela: Através.
Dalcastagnè, R. (2008). Entre silêncios e estereótipos: Relações raciais na literatura brasileira contemporânea. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, (31), 87-110.
https://doi.org/10.1590/2316-40184816
Ferraz, D. S. (2007). O intelectual e o duplo espaço: A empregada nas crônicas de Clarice Lispector e o impasse político na década de 1970.
Recuperado de http://www.letras.ufrj.br/neolatinas/media/publicacoes/cadernos/a9n6/denise_ferraz.pdf.
https://doi.org/10.5016/dt000610167
Fornari, M. K. (2006). O texto literário na aula de língua estrangeira: Um olhar, uma possibilidade, uma experiência (Monografia). Porto Alegre: UFRGS.
Hatoum, M. (2000). Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras.
Hayes, W. H. (1990). Critical thinking through literature: A dialogue teaching model (Tese). Boston: University of Massachusetts.
Lispector, C. (1999). A descoberta do mundo. São Paulo: Rocco. Maggi, N. R. & Morales, R. S. (2015). A leitura como caminho para a alteridade. Cerrados, 24(40), 277-287.
Meyer, B., Haywood, N., Sachdev, D., & Faraday, S. (2008). Independent learning: Literature review (Research Report DCSF-RR051). London: Learning and Skills Network.
Riaudel, M. (2014). O ouro da aula. In P. M. Monteiro (Org.). A primeira aula: Trânsitos da literatura brasileira no estrangeiro (pp. 88-99). São Paulo: Itaú Cultural.
Schwad, G. (1996). The mirror and the killer-queen. Indianapolis: Indiana University Press.
Suassuna, A. (2005). O auto da compadecida. Rio de Janeiro: Agir.
Takahashi, N. T. (2008). Textos literários no ensino de português-língua estrangeira (PLE) no Brasil (Dissertação de mestrado). São Paulo: USP.
https://doi.org/10.11606/d.8.2008.tde-18092008-155530
Yancey, K. B. (2004). Teaching literature as reflective practice. Illinois: National Council of Teachers of English.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 BELT - Brazilian English Language Teaching Journal
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la BELT - Brazilian English Language Teaching Journal implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a BELT - Brazilian English Language Teaching Journal como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.