O efeito retroativo do EPLIS nas percepções de professores

Autores

  • Paula Ribeiro e Souza Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.1.26863

Palavras-chave:

Política Linguística da OACI, efeito retroativo, percepções de professores

Resumo

O EPLIS (Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro) foi desenvolvido para atender à política linguística da Organização da Aviação Civil Internacional, no que tange à avaliação do nível de inglês de controladores de tráfego aéreo e operadores de estação aeronáutica. Considerado um exame de alta-relevância, nos seus 7 primeiros anos de implementação, o EPLIS estava restrito aos profissionais em serviço. Porém, em 2014, controladores de tráfego aéreo em pré-serviço começaram a se submeter ao teste no último semestre do curso de formação. Este estudo buscou analisar os efeitos retroativos do EPLIS nas percepções dos professores de língua inglesa do curso de formação em Controle de Tráfego Aéreo. Os professores responderam a um questionário sobre a influência do EPLIS em diversos aspectos do ensino e aprendizagem de inglês. Foi feita uma análise estatística descritiva dos dados, e os resultados apontaram que a experiência no ensino de inglês aeronáutico e o conhecimento sobre o exame interagem com a intensidade do efeito retroativo.

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Biografia do Autor

Paula Ribeiro e Souza, Universidade de Campinas

Possui Graduação em Letras - Licenciatura Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). É aluna de Doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de ensino de inglês para fins específicos, desenvolvimento de material didático, formação de professores e avaliação de proficiência. É servidora do ICEA desde 2009 e atua principalmente nos seguintes temas: ensino de inglês aeronáutico, exames de desempenho de alta relevância, validade e efeito retroativo. 

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Publicado

2017-08-14

Como Citar

Souza, P. R. e. (2017). O efeito retroativo do EPLIS nas percepções de professores. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(1), 24–39. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.1.26863

Edição

Seção

Artigos